Compesa e PM combatem furto de água no Ramal V da Adutora do Oeste

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A  Compesa realiza, em parceria com a Policia Militar, uma operação para  combater o furto de água no Ramal V da Adutora  do Oeste, no trecho  localizado entre a zona rural do município de  Trindade, passando por Araripina, até o distrito  de Barra de São Pedro, em Ouricuri. Esse ramal é responsável pelo abastecimento de água dos distritos de Nascente, Lagoa do Barro e Gergilim, localizados em Araripina, além da sede do município e da localidade de  Lagoa do Barro, em  Ouricuri, no Sertão do Araripe.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Compesa até o momento, já foram retiradas dez ligações clandestinas, ação que permitiu recuperar uma vazão de 20 litros de água, por segundo, produção suficiente para atender cerca de 2.100 famílias.O trecho da Adutora do Oeste, que é alvo da operação, tem 30 quilômetros de extensão e transporta 50 l/s, água captada diretamente no Rio São Francisco.

“O desvio de 20 l/s  causava um impacto muito grande no atendimento dessas localidades e na cidade de Araripina. Vamos prosseguir com a ação na tentativa de retirar todas as ligações irregulares que desequilibram o sistema de abastecimento, causando falta de água e queda de pressão nas localidades”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Virgílio.

A ação foi motivada pela queda de vazão acentuada do sistema verificada pelo setor de Controle Operacional da Compesa,  e pela quantidade de reclamações dos moradores das localidades atendidas pelo Ramal V da Adutora do Oeste. A Companhia também recebeu  denúncias de que carros-pipa estariam abastecendo os veículos, durante à noite, diretamente na adutora. “Recebemos muitas queixas dos moradores e solicitamos imediatamente o apoio da PM, que nos atendeu prontamente”, relata o gerente da Compesa.

Durante a operação nenhum infrator foi preso. Caso sejam flagrados furtando água, os infratores podem ser penalizados criminalmente e pagar multas à Compesa.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário