Comunidade recebe AME da Areia Branca com grande festa

Moradores dos bairros Areia Branca, Caminho do Sol I, Dom Malan, Maria Auxiliadora, Cidade Jardim e Cidade Universitária lotaram a Rua Estados Unidos, na noite de ontem (02), para a inauguração da quarta unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde, na Areia Branca. Além da comunidade, também participaram da festa o prefeito Julio Lossio, seu vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, lideranças comunitárias, representantes de diversos órgãos de saúde, vereadores e o secretariado municipal.

Construída com recursos próprios do município, a AME segue o padrão desenhado pela Prefeitura Municipal. Oferece à população um atendimento acolhedor e humanizado, em uma estrutura equipada com 5 consultórios médicos, 4 de enfermagem, 2 odontológicos, sala de procedimentos, marcação de exames e consultas, esterilização, curativo, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, brinquedoteca, escovódromo, farmácia, almoxarifado, espaço para a prática de atividades físicas, sistema de prontuário eletrônico, câmeras de segurança e um espaço dedicado à nova sede da Vigilância Sanitária e Ambiental do Município (VISA).

Satisfeita com a mobilização da comunidade, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, explicou que a abertura da nova unidade faz parte do planejamento da gestão de saúde do município, que prevê a reestruturação da Atenção Básica à Saúde. “Iniciamos o projeto AME em 2010, com a entrega da primeira unidade, no Dom Avelar, e agora entregamos a nossa quarta unidade. 60 mil pessoas já fazem parte dessa cobertura AME e até o final de 2012 teremos 15 unidades oferecendo um atendimento diferenciado, mais acolhedor e humanizado, com uma equipe treinada e capacitada para receber e atender melhor as pessoas”, declarou a secretária, agradecendo o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“A AME está linda e muito bem estruturada. Eu espero que as pessoas colaborem para mantê-la do jeito que está agora, porque isso significa a realização de um sonho para todos nós moradores”, afirmou Maria Odete das Virgens Santos, moradora do bairro Maria Auxiliadora. A sensação de conquista também foi sentida pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Areia Branca, Nicolau Cézar, “O que faltava para essa comunidade era a saúde e hoje uma promessa do prefeito Julio Lossio foi concretizada. Ele olhou para o nosso bairro e trouxe o que mais precisávamos”, enfatizou o comunitário.

“Esse é um lugar que toda a população de Petrolina precisa visitar para conhecer o nosso padrão de qualidade em saúde. Já inauguramos 4 unidades e outras 10 estão sendo construídas no mesmo modelo para que a população tenha uma assistência cada vez melhor”, frisou o prefeito Julio Lossio, informando que as obras de construção das AMEs nos bairros Henrique Leite, Pedra Linda, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Gercino Coelho, Centro, e nas localidades de Izacolândia, Rajada, Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8 estão em pleno vapor.

Durante a solenidade, os gestores ainda reiteraram a homenagem prestada ao Dr. Manoel Possidio, médico sanitarista, que por muitos anos trabalhou pela saúde da população de Petrolina. Seu nome continua identificando a unidade de saúde da Areia Branca. Familiares do médico, falecido em 1981, estavam presentes na inauguração e agradeceram a homenagem ao prefeito.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Marcizo Ventura

Deixe seu comentário