CONCLUINTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFBA EM BARREIRAS

Barreiras vive dias festivos com a colação de grau da turma de Ciências Biológicas da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Os concluintes estão iniciando uma nova fase da vida com o ingresso na profissionalização de uma atividade das mais significativas para o desenvolvimento socioeconômico deste país.

O Brasil vive hoje uma fase de crescimento econômico que o coloca entre os mais importantes do mundo, destacando-se entre os chamados “emergentes”, caminhando a passos largos para despontar como potência no meio das nações do primeiro mundo.

Em face deste posicionamento, impõe-se a adoção de uma vigorosa política educacional condizente com as exigências dos tempos modernos, a exemplo dos chamados “tigres asiáticos”, Japão, China, Coreia do Sul e outros países, com presença marcante no mercado internacional, com índices de desenvolvimento que fazem com que suas populações sejam atores e não simples coadjuvantes do processo de desenvolvimento.

A carreira escolhida pelos que estão colando grau em Barreiras, Senhor Presidente, significa muito para o município, para o Oeste da Bahia e de resto para o Nordeste e para o país.

O processo de desenvolvimento observado no Oeste da Bahia requer a formação de pessoal tecnicamente preparado e qualificado, voltado especialmente para a pesquisa científica. Estamos convencidos de que os concluintes de Ciências Biológicas, agora diplomados, haverão de exercer suas atividades profissionais com o sentimento de que estarão atuando com os ideais voltados para o futuro, pois ao Oeste da Bahia está reservado um horizonte de onde se descortina um novo mundo. Um novo mundo cristalizado pelo desenvolvimento do Nordeste onde os índices de crescimento são hoje superiores ao restante do país.

Acreditamos no futuro Estado do Rio São Francisco, cuja estrela haverá de brilhar no pavilhão nacional, como fulgurante Unidade Federativa e Estado da Unidade Brasileira, abençoado pelas águas do “Velho Chico” e de seus 32 rios que integram a Bacia do Rio da Integração Nacional.

Aos concluintes a nossa mensagem de confiança, parabenizamos a todos e a cada um dos doutorandos que recebem o diploma como coroação dos esforços durante os anos de estudo.

Saúdo em nome de todos à concluinte Bruna Iohanna Santos Oliveira, aos seus familiares e a todos aqueles que lhes são caros. Estendo minha homenagem ao Diretor da UFBA, Campus de Barreiras, Jaques Miranda e a todos os professores daquela unidade.

Era o que tinha a dizer, Senhor Presidente,como Deputado ligado ao Oeste da Bahia, pela condição de autor do Projeto de Criação do Estado do Rio São Francisco, ressaltando a minha confiança na atuação de todos na conquista da cidadania e no pleno desenvolvimento da região.

Texto: Deputado Gonzaga Patriota

Blog do Banana

Deixe seu comentário