Concurso de Fantasia anima foliões em Petrolina

Boneco lego, odalisca, princesa,super-herói. Essas foram algumas das figuras que compareceram à terceira noite oficial do Carnaval de Petrolina. Na Praça 21 de Setembro, era grande o movimento de pessoas fantasiadas em busca do prêmio do Concurso de Fantasia Popular, realizado pela Prefeitura de Petrolina. Mais de 100 pessoas concorreram nas categorias infantil, individual adulto e grupo fantasiado, com pelo menos quatro componentes. A inscrição era feita na hora, o participante era fotografado e sua imagem exposta no telão junto com as dos outros concorrentes.

“Nosso objetivo é fomentar o uso das fantasias, oferecendo um estímulo significativo para que as pessoas saiam de casa fantasiadas e incorporem o sentido do carnaval pernambucano que é bem espontâneo, com brincadeiras e fantasias”, afirmou a secretária de cultura, Roberta Duarte. A festa também homenageou figuras conhecidas em Petrolina pela irreverência com que brincavam o carnaval. “Como um dos temas do carnaval é Fantasias no Carnaval do Vale, nós pensamos em homenagear foliões que se destacavam pelo uso das fantasias, como Geraldo Pontes, Eriberto, Antônio Matos, Zé Coelho, Expedito, Maria Maga, Nelson Moura e Inah Torres”, completou a secretária.

Para escolher as melhores fantasias, a Secretaria de Cultura de Petrolina convidou os figurinistas Flávio Ângelo e Weshila Andrade. “Convidamos pessoas que entendem de figurino e fantasia de carnaval para julgar o concurso, observando critérios como originalidade, emprego de materiais recicláveis ou inusitados, criatividade na elaboração das fantasias e a espontaneidade na hora da foto”, explicou o diretor executivo de cultura, Joedson Silva, salientando que tudo acontece numa estrutura adequada para o carnaval de rua.

O primeiro lugar do concurso infantil ficou com a fantasia Homem das cavernas  Cauã Paes. Na categoria individual adulto, o prêmio foi para Antônio Leite, vestido de acidentado, e a melhor fantasia de grupo foi a dos Smurfs incorporados pelos amigos, Silvio George, Jeferson Cláudio, Gildevan Coelho, Elsa Maria e David Barbosa, que receberam uma quantia em dinheiro e também o Estandarte da Honra Carnavalesca. “Essa ideia da Prefeitura de promover um concurso de fantasias foi muito boa, é um resgate do carnaval feito para a família, uma festa alegre e sadia”, afirmou o técnico em informática, Antonio Leite, que se vestiu de acidentado para alertar à população sobre os perigos de misturar álcool e direção.

Premiação:

Categoria Fantasia Popular Infantil

1º  – Cauã Paes (Homem das Cavernas)

2º –  Maria Julia de Oliveira (Carmen Miranda)

3º  – Luiz Felipe Minussi (Pirata)

Categoria Fantasia Popular Individual a partir de 13 anos

1 º – Antonio Leite (Acidentado 1)

2º – Wendel Martins (Acidentado 2)

3º – Gleidson Silva (Super Gay)

Categoria Grupos Fantasiados

1º – Smurfs 2 – Silvio George, Jeferson Cláudio, Gildevan Coelho Elsa Maria e David Barbosa

2º – Smurfs 1 – Marcelo Oliveira, Antonio Marcos Lima, Hermano Nunes, Paulo Henrique Monteiro e Wagner Dian

3º – Palhaços – Sara Patrícia, Silvaney, João Miguel e Renata Cristina
Fonte: Ascom PMP
Blog do Banana
Deixe seu comentário