O ano de 2023 foi marcado por conflitos extremos, eventos climáticos extremos, avanço da Inteligência Artificial e eleições acirradas. A guerra entre Israel e Hamas deixou o mundo em estado de tensão eo planeta bateu o recorde mundial de calor.
Guerra Hamas x Israel: Conflito e sofrimento
Em 7 de outubro, comandos do Hamas se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza e executaram um massacre em cidades fronteiriças e em um festival de música ao ar livre. O ataque deu início a uma intensa guerra, marcada por mortes de civis e reféns e uma escalada de destruição na Faixa de Gaza, além de grave crise humanitária.
Eleição na Argentina: Novo presidente
O candidato da direita Javier Milei (coalizão “La Libertad Avanza) venceu o 2º turno das eleições presidenciais na Argentina, no dia 19 de novembro, derrotando o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria). Milei foi eleito defendendo pautas como a abertura comercial, desregulamentação financeira e privatizações.
Terremotos: Devastação
No dia 6 de fevereiro, o sul da Turquia e o noroeste da Síria foram devastados por um dos terremotos mais mortais dos últimos 100 anos. O tremor, de magnitude 7,8, seguido por outro nove horas depois, deixou pelo menos 56 mil mortos. As imagens da catástrofe chocaram o mundo. A Turquia é uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta.
Apagão no setor elétrico: Transtornos no país
Um apagão, no dia 15 de agosto, afetou estados brasileiros, com exceção de Roraima. Houve uma falha no Sistema Interligado Nacional. A queda durou pouco tempo em parte do país, mas demorou em outros locais.
Recorde mundial de calor: Recado do clima
No dia 17 de novembro, o planeta bateu o recorde mundial de calor. A média global de temperatura ultrapassou os 2°C de anomalia e atingiu 2,07°C acima dos níveis do período pré-industrial.
COP 28: Mudanças climáticas
Durante 12 dias, entre novembro e dezembro, líderes de mais de 190 países se reuniram na 28ª Conferência do Clima da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo principal foi delinear estratégias para medir o avanço na luta contra a crise climática e indicar correções de curso necessárias.
Submersível Titan: Tragédia
Em 20 de junho, a expedição do submersível Titan até os destroços do famoso navio naufragado Titanic a quase 4.000 metros de profundidade terminou em tragédia. Após dias de buscas, a morte de todos os ocupantes foi confirmada.
Inteligência Artificial: Tecnologia
O ano de 2023 foi marcado pelo avanço da Inteligência Artificial, com a popularização de ferramentas como o ChatGPT influenciando diversos setores da sociedade como cultura, economia, comunicação, entre outros.
Com informações: Folha de PE