CONSCIENTIZAÇÃO GERA ONDA DA ECONOMIA DE ÁGUA

Por Ricardo Banana
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imagemUm esforço de conscientização iniciado com o agravamento da crise hídrica em São Paulo, pela Sabesp, foi multiplicado e gerou uma onda da economia de água em diversos pontos dos estados mais prejudicados pelo problema. Empresários, moradores, figuras públicas. Muitos têm feito parte da força-tarefa para a redução do consumo do recurso que hoje é mais valorizado nessas regiões do que anos atrás.

Preocupado com a crise, o governo da presidente Dilma Rousseff, que até o momento se concentrava em oferecer apoio financeiro aos governos estaduais, planeja uma campanha institucional para estimular o uso racional da água. A ideia ainda será discutida entre a Secretaria de Comunicação Social e o Ministério do Meio Ambiente, mas a mensagem também visará explicar sobre as responsabilidades de União e Estados na gestão do problema e ainda dividir a crise hídrica da energética.

Ontem, uma cena surpreendeu: os jogadores do Corinthians entraram em campo com uma faixa que trazia o seguinte texto: “Marque um golaço!!! #economizeágua Juntos vamos conquistar essa vitória”. Outra iniciativa foi da Igreja Católica. A Arquidiocese de Belo Horizonte, onde a crise também é presente, convocou os cristãos a preservar a água e a defender a natureza, com ações que estimulasse a economia do recurso.

Segundo dados da Sabesp divulgados nessa semana, a aplicação do bônus, em fevereiro do ano passado, na conta dos consumidores – desconto para quem consome menos – gerou economia de quase 100 bilhões de litros de água até janeiro. O volume é o equivalente a mais da metade do Sistema Guarapiranga cheio ou aproximadamente um décimo de todo o Cantareira. A economia foi obtida, segundo a empresa, com o apoio de 78% dos clientes.

Do total, 53% reduziram o consumo em mais de 20% (faixa de bonificação de 30%), 13% economizaram, mas não atingiram o bônus, 7% diminuíram o uso entre 15% e 20% (faixa de bônus de 20%) e 5% tiveram um gasto de água entre 10% e 15% menor e ganharam bônus de 10%. O cálculo para efeito da comparação da conta é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. (247)

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