Conselho Estadual do Meio Ambiente discute criação da Unidade de Conservação da Serra do Areal em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO diretor presidente da AMMA (Agência Municipal do Meio Ambiente), Gleidson Castro, participa na manhã desta quinta (13), no Recife, de uma reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Na pauta, consta a apresentação do projeto técnico para a criação da Unidade de Conservação da Serra do Areal, nas imediações do projeto Pontal, em Petrolina, sertão do Estado. A partir de demandas oriundas da Prefeitura de Petrolina(através da AMMA) e da Codevasf ( Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), técnicos da secretaria Estadual do Meio Ambiente viabilizaram os estudos.

“Nesta área, serão duas unidades de conservação. A proposta visa a preservação do bioma caatinga e a nossa sugestão é a de que possam ser implantados mecanismos que além de possibilitar visibilidade ao projeto, possam torná-lo auto sustentável, a exemplo de local de hospedagem, trilhas para caminhada, locais de visitação, dentre outros. São itens que podem ser implantados ao longo do tempo”, explica o diretor presidente da AMMA e membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Gleidson Castro.

O projeto da Unidade de Conservação da Serra do Areal começou a ser discutido no ano passado. Além deste projeto, Petrolina vislumbra a implantação de outras iniciativas voltadas à conservação do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável. Dentre elas, a criação do Parque do Tatu Bola do Semi Árido, que deve representar uma parceria inter institucional envolvendo as prefeituras de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista; além de órgãos como a Universidade Federal do Vale do São Francisco e governo do Estado. A implantação das unidades de Conservação da Caatinga (UCCa) e do Parque do Capim também são ações que estão sendo planejadas pelo município.

Assessoria de Comunicação AMMA

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Luiz Domingos de Carvalho 13 de fevereiro de 2014 - 9:45

Parabéns Gleidson Castro pelo seu trabalho que vem realizando em Petrolina.

Gostaria que a AMMA (Agência Municipal do Meio Ambiente), verificasse:

– A capina do plantio de algumas espécies de plantas do Parque Municipal Josefa Coelho e a irrigação porque algumas estão passando sede.

– Destruição de algumas plantas que ficam em frente a uma casa de show no Bodódromo, bairro de Areia Branca. Principalmente durante as festas essas plantas são quebradas e com isto não conseguem realizar o seu crescimento.

Luiz Domingos de Carvalho
Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca – Petrolina-PE

Responder

Deixe um comentário