Contrato de adesão ao Porto Sul na Bahia será assinado dia 6/01

imageO Governo da Bahia e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) assinam na Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta segunda-feira (6/01), às 9h00, o contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus-Ba. Um dos objetivos desse projeto é descentralizar investimentos e a operação de cargas, hoje concentradas na grande Salvador.

O governador Jaques Wagner, o ministro da SEP, Antônio Henrique Silveira, o Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades irão participar da cerimônia.

O contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o TUP da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013. A expectativa do governo baiano é que a licitação seja concluída até junho. O texto ficará disponível para consulta pública por 60 dias.

“A criação do complexo Porto Sul chega para ser um eixo logístico com a capacidade de agregar ao sul e ao oeste baiano soluções capazes de colocar o Brasil entre os maiores fornecedores de minérios e grãos do mundo”, diz o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões.

Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária – SEINP

Governo do Estado da Bahia

Blog do Banana

Deixe seu comentário