Copom mantém juros em 11% ao ano

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (16) manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 11% ao ano, o maior patamar desde o fim de 2011. Esta foi a segunda manutenção seguida da Selic após a interrupção, em maio, do ciclo de alta que durou 13 meses.

A decisão de manter o juro estável era amplamente esperada pelo mercado financeiro, que prevê a estabilidade da taxa neste mesmo patamar até o final deste ano por conta do fraco nível da atividade econômica – apesar de a inflação oficial, medida pelo IPCA, ter somado 6,52% em 12 meses até junho.

Para 2014, 2015 e 2016, a meta central de inflação do governo é de 4,5%, mas o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O governo considera que a meta foi cumprida ou não apenas com base no acumulado em 12 meses até dezembro de cada ano.

O Banco Central usa os juros básicos para controlar o aumento de preços. Com taxas maiores, a instituição busca reduzir o crédito disponível e, assim, o dinheiro em circulação. Dessa forma, é possível diminuir a quantidade de pessoas e empresas dispostas a consumir bens e serviços, e, teoricamente, os preços tendem a cair ou parar de subir.

Ao fim do encontro, o BC divulgou o seguinte comunicado: “Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, manter a taxa Selic em 11,00% ao ano, sem viés”. (G1)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário