Corrente anti-Renan ultrapassa 1 milhão de nomes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O avanço tem sido impressionante: se nesta quinta-feira, a petição online pelo impeachment de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado registrava cerca de 750 mil assinaturas, às 15h26 desta sexta-feira 8 o abaixo-assinado alcançou 1 milhão de nomes registrados no site da organização não-governamental Aavaz, parceira do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O número de assinaturas já é maior do que o de votos conquistados por Renan para se eleger senador, apesar de todos terem vindo apenas do estado de Alagoas: 840 mil.

E no ritmo que vai, o movimento deve chegar num instante ao objetivo que almeja: 1,3 milhão de assinaturas. Se ultrapassar esse número e for ainda mais além, a petição será maior do que a realizada em 2010 em defesa da aprovação, no Congresso, da Lei da Ficha Limpa – que impede a candidatura de políticos com problemas na Justiça.

“Vamos conseguir 1.360.000* assinaturas (1% do eleitorado nacional), levar esta petição para o Congresso e exigir que os Senadores escutem a voz do povo que os elegeu”, defende o texto dos organizadores. Nas redes sociais, os internautas têm usado a hashtag #ForaRenanC para convocar manifestações presenciais em todo o País contra o peemedebista.

Os protestos começaram no mesmo dia em que o político tomou posse como presidente do Senado, na abertura do ano Legislativo, no início desta semana, quando Renan subiu a rampa sob os gritos de “safado”, “sem vergonha” e “ladrão”, além de ver cartazes de um grupo de cerca de 20 pessoas com as frases: “Fora, Renan! Abaixo o Senado!” e “Até quando o Poder Legislativo envergonhará o Brasil?”.

Afinal, adianta?

Parte da sociedade acredita que sim. “Estarei lá fazendo a minha parte, pois precisamos mostrar a nossa indignação”, escreveu no Twitter o usuário Ale, ao divulgar uma manifestação marcada para o próximo domingo em frente ao Masp, em São Paulo, às 14h. “Será que fazendo barulho nos livramos do RC?”, questionou Andre L, também pelo microblog. Já Rodrigo Vedovato respondeu ao 247 nesta quinta, quando foi tuitada a primeira reportagem da petição: “Quero saber se adianta!!!”.

Apesar de estar longe de mudar realmente alguma decisão no Senado, a manifestação online certamente faz sim algum barulho, ao mostrar que boa parte da população está insatisfeita com a reeleição de um político que é alvo frequente de denúncias e que deixou o mesmo cargo em 2007 na mira de escândalos para não ter seu mandato cassado. (Brasil247)

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Leitor 8 de fevereiro de 2013 - 18:20

SÓ NO BRASIL:
RENAN CALHEIROS, FICHA SUJA, CRIMINOSO, PRESIDENTE DO SENADO.
HENRIQUE EDUARDO ALVES, FICHA SUJA, CRIMINOSO, PRESIDENTE DA CÂMARA DE DEPUTADOS.

Responder

Deixe um comentário