Cozinha Comunitária será inaugurada em Salgueiro numa parceria entre Prefeitura, Estado e Amusa

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO município de Salgueiro passa a contar, a partir de hoje (10), com uma Cozinha Comunitária – diante iniciativa da Associação de Mulheres de Salgueiro (Amusa), em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Localizada no bairro da Cohab, a cozinha será inaugurada com um almoço festivo às 12h, na presença da presidente da Amusa, Socorro Pereira, do prefeito Marcones Sá, da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Laura Gomes, , além de autoridades e comunidade. A Amusa foi fundada pela vereadora Raimunda Barros no ano de 1993.

A Cozinha Comunitária é um restaurante popular que visa melhorar as condições de vida das famílias socialmente excluídas do município de Salgueiro. No local, além de servir refeições, também servirá como um espaço para o desenvolvimento de outras atividades, como cursos gratuitos de capacitação e orientações para o apoio alimentar e nutricional das famílias.

Para a presidente da Amusa, Socorro Pereira, a Cozinha Comunitária é um equipamento público que busca uma estratégia de inclusão social produtiva, fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária. “Com uma proposta mista, onde ao tempo em que oferece a comunidade uma alternativa alimentar saudável, de qualidade e acessível, também dispõe um programa de qualificação profissional que permite ao profissional a competividade no mercado de trabalho”, ressaltou.

No espaço, serão oferecidos cursos e oficinas de capacitação profissional para desenvolvimento de alimentos saudáveis e nutritivos, bem como palestras e alternativas que possibilitem a geração de renda. Ainda segundo ela, serão oferecidas por dia 200 refeições com foco mais especifico na população de baixa renda, trabalhadores assalariados, autônomos e beneficiários dos programas sociais.

“É também neste público que a Cozinha projeta seus cursos com o aperfeiçoamento profissional e a abertura de novas perspectivas para aqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Desta forma a Amusa busca constituir a parceria com a Prefeitura de Salgueiro para viabilizar a realização deste trabalho, cujo investimento maior se traduz nos resultados, com alcance sem dúvidas as classes de maior necessidade”, explicou Socorro

A cozinha está equipada com fogão, refrigerador, freezer, uma câmara fria e demais aparelhos industriais e conta com um refeitório confortável, dotado de 124 lugares. O almoço será servido de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Os trabalhos serão conduzidos por um coordenador, nutricionista, duas cozinheiras e duas auxiliares, serviços gerais e porteiro. Os almoços serão servidos a R$ 2 por pessoa. Cerca de 50 refeições serão doadas a pessoas de baixa renda cadastradas no Cras. Haverá um cardápio diferente para cada dia da semana.

Ascom PMS

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário