Creas Municipal promove palestra sobre DSTs para adolescentes

imageA Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas Municipal), promoveu, nesta quarta-feira (22), uma palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) destinada aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. No encontro, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Micaela Clemente, explicou as formas de contágio, transmissão, diagnóstico, os principais sintomas e efeitos das DSTs.

Foram exemplificados alguns dos principais tipos de doenças – como herpes, sífilis e gonorreia – e os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio, além dos tipos de tratamentos disponíveis. A palestrante enfatizou a importância da prevenção, principalmente por meio do uso de preservativos, e da busca pela ajuda médica, oferecida pela rede pública de saúde.

A palestra foi a primeira atividade deste ano ofertada aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, dando continuidade às ações do Creas que têm o foco na reintegração social e na recuperação da cidadania. “Quando os adolescentes são encaminhados para o Centro, nós tentamos fazer esse resgate, reinserindo-os na escola, trabalhando os valores da cidadania e outros sentimentos que, de certa forma, estavam um pouco perdidos ou distorcidos. Quando trazemos estas novidades, seja através da saúde ou da educação, é para modificar as sua atitudes, para que eles possam entender que não existe somente o universo da marginalidade”, afirma a assistente social Shirley Santana.

Além do atendimento a este público, o Creas também oferece palestras, seminários e ações que compõem a rede social e de garantia de direitos, no município. Periodicamente o Centro promove também palestras abertas à comunidade e oficinas, realizadas tanto em sua sede quanto em escolas na zona urbana e rural do município. O Creas oferece ainda assistência jurídica e psicossocial, realiza busca ativa e abordagem de rua, encaminhando os usuários ao Centro Pop.

O Creas Municipal fica localizado na Avenida Projetada, S/N, no bairro Vila Mocó, e funciona das 8h às 17h. Telefone: 3861-4620.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário