Crianças aprendem a cuidar dos dentes de forma lúdica em Petrolina

Um dos destaques do Mutirão Petrolina Saudável, no último sábado (28), foi o estande de Saúde Bucal voltado para as crianças. A área externa da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, do bairro Vila Eduardo, ganhou um ar diferente com a presença de dezenas de crianças, apresentação de teatro de fantoches, palestras e muitas brincadeiras. As atividades foram realizadas no intuito de orientar as crianças e seus pais sobre a importância de cuidar dos dentes desde a infância.

“Pensando em ampliar as nossas ações de orientação bucal, trouxemos para o Programa Petrolina Saudável um projeto que já é desenvolvido em várias Unidades Básicas de Saúde do município. O Projeto do Primeiro Molar Permanente surgiu da preocupação com a perda precoce desse dente, que é o primeiro permanente a nascer”, explicou a cirurgiã-dentista Malvina Pereira. Além da parte lúdica, com teatro, desenho, cantigas e danças, o projeto também prevê consultas odontopediátricas. Nesse sábado, foram realizados 32 atendimentos em procedimentos como limpeza, aplicação de selante e restauração com material a base de flúor.

Cento e trinta crianças das unidades do Programa Nova Semente e dos bairros próximos a AME também participaram da atividade coletiva de escovação, onde ganharam escovas de dente e aprenderam a forma correta de higienizar a boca. “Essa palestra foi muito boa. Esse conhecimento vai me ajudar a cuidar melhor dos dentes do meu filho, para que ele não tenha nenhum problema mais grave no futuro”, relatou a mãe Luana Pereira, que tem um filho de 4 anos matriculado na unidade do Nova Semente do bairro Idalino Bezerra.

“Um dos principais objetivos do Petrolina Saudável é estimular a prevenção de doenças e isso passa também pela saúde bucal. É gratificante ver o interesse das mães que trazem os filhos para essa atividade. Elas já começam a ter uma visão diferente sobre os cuidados que devem ter para manter a higiene oral do seu filho”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

Participaram do Petrolina Saudável as cirurgiãs-dentistas Patrícia Dias, Malvina Pereira, Catarina Lamoglia, Vera Lucia, Andréa Pereira, e Lucia Pires, além de três auxiliares de saúde bucal.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário