Crise jurídica é tema de palestra ministrada pela jurista Eliana Calmon na Facape

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO auditório principal da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) recebeu um grande público na noite de ontem (5) para a palestra da jurista e primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. O evento foi organizado por professores e estudantes da autarquia, com apoio das coordenações dos cursos.

A palestra teve como tema ‘Crise jurídica e suas consequências para economia do Brasil’. A ex-ministra do STJ, que também já foi corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), falou sobre o papel do poder jurídico e sua história, trazendo a reflexão sobre o modelo do sistema jurídico no Brasil e em outros países, além do despreparo dos profissionais brasileiros para atender a esse modelo.

Eliana encerrou a palestra expressando sua alegria em ver o auditório cheio e com uma mensagem aos jovens presentes. “Quando eu chego aqui e vejo essa sala cheia, eu vejo mais que uma plateia, eu vejo o futuro. Com certeza o Brasil vai mudar, e vai mudar com vocês”, destacou.

No final do evento, a ex-ministra recebeu do Diretório Central dos Estudantes (DCE) o certificado de participação. Além de alunos, professores e profissionais das áreas de Direito, Economia e Serviço Social, o evento contou com a participação de políticos, do presidente da Facape, Rinaldo Remígio, e de todos os diretores da autarquia.

Reconhecimento

O presidente aproveitou a oportunidade para entregar a Eliana Calmon duas revistas documentários: uma aborda a história das 13 autarquias municipais de Pernambuco – com destaque para Facape, sendo uma das maiores e melhores entre as instituições – e outra relata a trajetória política e história de vida do ex-deputado de Petrolina, Osvaldo Coelho. Em sua fala, o presidente agradeceu a presença da ex-ministra e ressaltou a importância de seu trabalho para o país.

“De maneira muito clara e objetiva, a Dra. Eliana Calmon nos deu a oportunidade de relembrar alguns pontos importantes da nossa história e da história de outros países, além de nos enriquecer com informações atuais sobre a crise jurídica e a economia no Brasil. Aproveito para parabenizá-la também por seu trabalho em Pernambuco, na Bahia e como integrante do STJ e do CNJ”, disse.

O professor Rinaldo Remígio encerrou sua fala destacando a importância do trabalho em equipe e que a Facape está de portas abertas para receber eventos dessa natureza, que enriquecem o conhecimento de seu corpo acadêmico e da comunidade em geral. “O sucesso de uma instituição não depende apenas de um presidente, mas de todos aqueles que estão envolvidos. Somos uma equipe e juntos conseguiremos voos bem mais altos”, destacou.

Ascom Facape

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário