Cuidadoras do Nova Semente participam do Seminário Internacional IAB em PETROLINA/PE: “Como estabelecer e fortalecer as relações de afeto na primeira infância”.

A convite do Instituto Alfa e Beto – IAB, um dos parceiros do Programa Nova Semente, esteve em Petrolina a Dra. Jane E. Lucas, PhD em Psicologia Social pela Universidade de Nova York, onde ministrou oficinas durante o evento Seminário Internacional IAB. Uma das maiores autoridades mundiais na área, responsável há mais de uma década pelo desenvolvimento de programas ligados à Primeira Infância junto ao Unicef e à OMS, a Dra. Jane Lucas veio ao Brasil, no início do mês, a convite da Prefeitura de Petrolina, para dar um curso para as cuidadoras do Nova Semente, com o tema: “Como estabelecer e fortalecer as relações de afeto na primeira infância”

O Seminário contou ainda com a participação, além das cuidadoras do Programa Nova Semente, de pais e mães que têm filhos nestas creches. Nas oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar técnicas que buscam fortalecer a relação de afeto e proporcionar estímulos para o desenvolvimento integral das crianças. Todos puderam aprender a explorar livros, em conjunto com as crianças, preparar brinquedos e utilizar outros materiais que possam reforçar-lhes os laços afetivos.

As coordenadoras do IAB, a equipe de coordenação do Programa Nova Semente e Sementeiras visitaram, ainda, o Hospital Dom Malan para levar a prática clinica com crianças internadas, utilizando os ensinamentos do curso.

Lançado pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com a comunidade e o IAB, o Programa Nova Semente oferece às crianças de 6 meses a 6 anos – além dos cuidados rotineiros de banho, alimentação, atendimento dentário e fonoaudiologia – uma série de atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, com estratégias de estímulo às habilidades motoras, psicossociais, cognitivas e de linguagem.

Blog do Banana.

Deixe seu comentário