Curso de capacitação de capacitação técnica em saúde do trabalhador será realizado nas unidades Sentinela do CEREST

A partir de maio, a Regional Petrolina do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, realizará uma série de capacitações nas três unidades Sentinela da sua área de abrangência. Esta semana, as coordenadoras do CEREST, Edna Carvalho, e da CIST, Lindinere Ferreira, visitaram a cidade de Floresta, para discutir com o secretário de Saúde do município, Wendel Gustavo França, e demais profissionais de saúde, a programação e as datas da capacitação.

Lindinere Ferreira afirmou que as oficinas regionais integram o planejamento da CIST-PE e têm como objetivo promover um espaço de diálogo com atores sociais que atuam na área da assistência e vigilância à saúde, no controle social e com a sociedade civil organizada, no intuito de construir estratégias intersetoriais, que possibilitem a implementação da política de saúde do trabalhador. “Durante o curso, nós iremos discutir o papel das unidades Sentinela e do controle social, além da identificação das principais atividades econômicas e seus impactos à saúde, notificação de agravos e a definição de linhas de cuidado”, declarou a coordenadora da CIST.

A coordenadora do CEREST Petrolina, Edna Carvalho, explicou que esse primeiro momento serviu para apresentar o projeto das oficinas e convidar os profissionais de saúde. “Nesse encontro, nós discutimos todos os pontos da formação, chamamos os profissionais de saúde de floresta a participar da capacitação e definimos com o grupo, a data em que acontecerá o curso”, relatou a gestora, ressaltando que a oficina será uma ferramenta importante para o fortalecimento das ações de saúde do trabalhador em toda a região.

O curso, em Floresta, está agendado para os dias 19 e 20 de maio, com uma carga horária de 20 horas. Podem participar representantes de categorias de classe, trabalhadores em geral, Conselho de Saúde e de profissionais de saúde, Coordenações de Vigilância à Saúde, de Média e Alta Complexidade e de Regulação, Conselho Gestor e representantes da Gerência Regional de Saúde. Em breve, a atividade será realizada também em Petrolina e no município de Salgueiro.

UNIDADE SENTINELA – unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos ou acidentes relacionados ao trabalho. A Regional do CEREST, com sede em Petrolina, coordena três dessas unidades, no Hospital de Urgências e Traumas (Petrolina), Hospital Álvaro Ferraz (Floresta) e Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro).

Texto: Eneida Trindade

Fotos: Arquivo

Blog do Banana

Deixe seu comentário