De volta à Idade da Pedra, a Codevasf retroage em processo seletivo dos lotes do Projeto Pontal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Companhia de Desenvolvimento do Vale dos Rios Parnaíba e São Francisco – Codevasf – é o órgão responsável pelo processo de inscrição e seleção de agricultores e empresários que irão concorrer aos lotes do Projeto Pontal, ofertados através de uma licitação (Edital nº 35/2017). A primeira etapa, de preenchimento da ficha de inscrição, tem prazo para se encerrar no próximo dia 09 de fevereiro. Serão licitados 299 unidades parcelares familiares, destinadas somente a pessoas físicas. Os agricultores irrigantes classificados serão convocados para a etapa de habilitação, quando devem apresentar a documentação solicitada e a proposta financeira na data e no local a serem informados pela companhia.

A Codevasf não se preocupou com a logística da pré-seleção dos interessados, onde, na sua maioria, são obrigados a pernoitar em frente à instituição para conseguir uma ficha, e, posteriormente, realizar os procedimentos de cadastro no processo licitatório. Na verdade, essa etapa inicial poderia ter sido realizada através da internet, para torna-la mais ágil e humana. Porém, parece que estamos voltando à Idade da Pedra, com filas longas, cheias de dúvidas e incertezas, pois muitos não conseguem superar os 25 pontos e, se quer, tem conhecimento das cláusulas do edital.

Não sabemos se o método que vem sendo utilizado nessa primeira etapa partiu das normas do edital ou de algum cacique político da região.

Com a palavra a Codevasf.

Related Posts