Depressão econômica derruba arrecadação em julho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Depois de um bom desempenho em junho, a arrecadação do mês passado voltou a decepcionar o governo.

O desempenho da receita em julho ficou abaixo do previsto para o mês, em mais um complicador para as discussões sobre a revisão ou não da meta fiscal deste ano. Uma fonte do governo disse que dados preliminares apontariam frustração de R$ 6 bilhões, embora os números finais ainda estejam sendo apurados pelos técnicos.

Dados preliminares da arrecadação de julho apontam que o mês passado teve queda real, segundo levantamento feito ontem pelos economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) José Roberto Afonso – que também é professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) -, Vilma Pinto e José Ricardo Guimarães.

“A arrecadação das Receitas Federais vem apresentando resultados muito controversos e que vão na contramão do apresentado em diversos indicadores econômicos. Para julho, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, espera-se uma queda real de 1,8% na arrecadação total das receitas federais (administradas e não administradas pela RFB)”, comentam os economistas em nota antecipada ao Valor.

Mesmo tendo aumentado impostos sobre combustíveis e anunciado um corte de gastos adicional, o governo tem lidado com dificuldades para cumprir a meta de déficit de R$ 139 bilhões neste ano. Por isso, discute-se a possibilidade de revisar esse objetivo, apesar da contrariedade da Fazenda, em especial do Tesouro Nacional.

As informações são de reportagem de Fabio Graner no Valor.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário