Torcedor comum só poderá comprar 53,17% dos ingressos da Copa das Confederações

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A divisão de ingressos da Copa das Confederações prevê que apenas pouco mais da metade dos bilhetes para a competição esteja à venda para o torcedor comum. Há uma possibilidade desse percentual aumentar caso entidades esportivas, patrocinadores e outros favorecidos desistam de suas cotas de entradas para os jogos, previstas no regulamento da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

No total, há 897.825 ingressos para a competição de 2013. Desse montante, pela previsão inicial, apenas 477.441 poderão de fato ser comprados pelo público em geral.

Explica-se: 7,6% dos bilhetes não estão à venda. Serão dados para VIPs (10.812); para acompanhantes de deficientes, funcionários da Fifa, observadores e parceiros comerciais (45.907), e jornalistas (11.820). Ou seja, uma parte desses casos é de pessoas que vão trabalhar nos jogos.

Sobram então 829.286 de ingressos à venda, compráveis como diz a Fifa. A questão é que há compradores que têm cotas preferenciais de entradas. Só a entidade máxima do futebol fica com 60 mil entradas, enquanto CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e COL (Comitê Organizador Local) levam cerca de 25 mil. Membros da família futebol têm direito a outros 22.435 bilhetes. Em resumo, as organizações esportivas terão direito a um total de 107.515.

As entidades podem escolher se ficam com sua cota inteira ou apenas com uma parte. Caso desistam de uma parcela a que têm direito, esses ingressos serão botados à venda para o público em geral.

A mesma regra vale para patrocinadores, promotores de pacotes de hospitalidade e parceiros de transmissões (broadcast). Apenas os afiliados comerciais da Fifa ficam com outros 138.181 bilhetes.

Os promotores de pacotes de hospitalidade abocanham 86.334. Neste caso, o torcedor comum até pode ter acesso ao ingresso desde que compre os produtos que incluem hospedagens e outros serviços. Ou seja, terão de pagar mais do que apenas o valor do ingresso. E boa parte é para pacotes corporativos, destinados a empresas. Os donos de direitos televisivos ficam com pouco menos de 20 mil bilhetes.

Haverá uma data para que as empresas patrocinadoras, Fifa, COL e outros definam quantos bilhetes vão usar de suas cotas. Provavelmente, isso deve acontecer em janeiro.

Se decidirem comprar os bilhetes, não poderão revendê-los separadamente. Terão de garantir que vão utilizá-los para evitar espaços vazios nos estádios da competição.

Esse tipo de cota preferencial para patrocinadores, organizadores e entidades esportivas é comum em grandes competições como Copa do Mundo e Olimpíada.

Feitas todas as contas, resta ao torcedor comum os 477.441 ingressos. A Fifa garante pelo menos 50 mil para a categoria 4, a mais barata, que só pode ser comprada por brasileiros. É também a categoria que pode ser adquirida com meia entrada por estudantes, beneficiários da bolsa família e idosos. Isso significa que 5,6% do total de ingressos, incluindo compráveis e dados, estará disponível pelos preços mais baixos, com mínimo de R$ 28,5 no caso da meia entrada.

Além dos ingressos disponíveis, a Fifa ainda deixou uma contingência de 8.598 lugares e outros 82.955 foram excluídos pela denominação seat kills, que são lugares que podem ter a visão impedida.

Fonte: UOL

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Rafael 10 de novembro de 2012 - 15:19

Concerteza os outros 46,83% já estão leiloados para ricos estrangeiros e poderosos daqui do Brasil isso se não for uma propaganda enganosa para manipular a consciência do nosso povo por que eu tenho certeza que o governo brasileiro não iria investir bilhões em estádios de luxo para os pobres brasileiros assistirem aos jogos por preços muito reduzidos!!! Por tanto brasileiros a copa de 2014 não é do Brasil e sim dos ricaços lá de fora!!! Quem quiser continuar se iludindo com essa historinha do governo de 53% para pessoas com baixa renda que fique pq eu não engulo essa!!! vai ver todos os lugares desses estádios já estão leiloados para os ricos lá de fora!!!! Só digo uma coisa: OS ESTRANGEIROS NÃO VOTAM AQUI NÃO!!!! Nós, o povo brasileiro os verdadeiros donos dessa festa é que votamos nesses urubus!!!!

Responder

Deixe um comentário