Dia do Psicólogo: A importância da psicologia no ambiente hospitalar

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem3O trabalho desenvolvido por psicólogos nas unidades hospitalares é caracterizado pela intervenção psicoterapêutica aos pacientes e acompanhantes, através de educação, prevenção e cuidado em situação de crise. No Dia do Psicólogo, comemorado hoje (27), profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), e o Hospital Regional de Juazeiro, falam sobre atuação profissional e papel no ambiente hospitalar.

Escuta qualificada e técnicas para contribuir no enfrentamento das situações vivenciadas pelo paciente de forma ativa, contribuindo significantemente com o serviço prestado na instituição são algumas ações desempenhadas pela psicologia. A psicóloga do HDM, Camila Carneiro, fala das diversas demandas vivenciadas no ambiente hospitalar. “No contexto do Dom Malam e do Hospital Regional de Juazeiro, as equipes atuam em situação de não aderência ao tratamento, manifestações depressivas ou agressivas, dor crônica e o impacto psicológico, como também, familiares em situação de luto e pacientes com influências negativas de fatores psicológicos, como estresse e ansiedade”, descreve.

Já, Ralliny Soares, também psicóloga do HDM, destaca o objetivo da atuação do setor de psicologia do hospital e a importância do auxilio deste profissional num ambiente hospitalar. “O nosso principal objetivo é trabalhar questões relativas ás consequências do processo de adoecimento e de internação e enfrentamento em situação de óbito, assim como esclarecimento de dúvidas e desmistificação de fantasia. Para isso, identificamos a demanda a partir de um primeiro atendimento, bem como por meio da proposta de intervenção mediante solicitação por parte da equipe médica”, pontua.

No HRJ o dia foi comemorado com uma ação, que distribuiu panfletos explicativos, para mostrar aos usuários e colaboradores a importância da atuação desses profissionais no ambiente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário