Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Fique atendo aos sintomas da doença

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as consequências da doença para saúde, a Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, alerta as pessoas sobre os sintomas e cuidados que devem ser seguidos, já que a tuberculose é uma doença infeciosa e transmissível que ataca principalmente os pulmões.

A transmissão da doença ocorre por via aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. O principal sintoma é a tosse contínua por várias semanas, que pode começar de forma seca, evoluindo para tosse produtiva, que pode apresentar sangue nas semanas seguintes.

Pessoas com tosse a mais de 15 dias e febre principalmente à tarde, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o exame. Quem tiver contato com alguém infectado, também deve ser avaliado. Caso o paciente seja diagnosticado, ele é notificado e é iniciado o tratamento, que é fornecido gratuitamente no SUS. O diagnóstico precoce interrompe a cadeia de transmissão e evita que o paciente apresente complicações.

A principal forma de prevenção das formas graves da tuberculose é a vacina BCG. Ela deve ser aplicada, preferencialmente, após o nascimento, podendo ser administrada também em crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Após essa idade, a vacina não é mais recomendada.

Com informações: Ascom PMP

Related Posts