Dia Mundial do Diabetes: Médicos do HDM e UPAE alertam sobre a doença

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemHoje, 14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes, doença causada pela deficiência de produção de insulina, uma proteína que fica no pâncreas e é responsável por levar a glicose para células. Essa enfermidade, além de acometer a adultos também vem aumentando em crianças. Para alertar sobre a doença, médicos do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de em Petrolina (PE), ambos gerenciados pelo IMIP, esclarecem sobre o assunto.

A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O objetivo é alertar sobre a grande quantidade de diagnósticos da doença em todo o mundo”, ressalta o médico da UPAE, Etiel Lins.

“O diabetes é uma doença que pode prejudicar diversos órgãos do corpo humano, se não for tratado adequadamente, através de dieta acompanhada por profissionais de saúde e realização de exercícios físicos. O diabetes pode causar, por exemplo, retinopatia diabética, edema macular diabético, pé diabético, infarto, dentre outros”, ressalta Etiel Lins.

Segundo a pediatra do HDM, Sandra Maria do Nascimento, existem dois tipos de diabetes. “O tipo I acomete mais a crianças na deficiência de produção de insulina pelo pâncreas. Pode ser também secundárias a doenças genéticas, vírus, uso de medicações que agride o pâncreas. Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais frequente entre sete e 15 anos”, ressalta.

“Já o tipo II se manifesta mais em adultos através da resistência das células para entrada da insulina, está relacionada ao excesso de peso, sendo cada vez mais frequente em adolescentes obesos”, complementa a pediatra.

A médica afirma que o índice de crianças tratadas com Diabetes no HDM está aumentando. “Além do aumento do número de casos aqui no Dom Malan, observa-se o surgimento cada vez mais precoce da doença, já chegamos a diagnosticar em bebês. O tratamento nesse caso é de acordo com o tipo de diabetes, a criança deverá ter o acompanhamento de um endocrinologista, pediatra, nutricionista, educador físico, entre outros profissionais”, relata.

A médica também aconselha pais e responsáveis a respeito do cuidado e atenção com crianças. “Os pais podem prevenir a doença, através de cuidados com alimentação dos filhos com dieta balanceada e atividade física para manter uma vida saudável, porém o Diabete tipo I não tem como fazer a prevenção”, finaliza Sandra Maria do nascimento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário