Diferente da Prefeitura, Câmara de Cabrobó está em estado crítico em índice de transparência do TCE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os números remetem a 2017, durante a presidência do vereador Ramsés Sobreira que faz oposição ao prefeito Marcílio Cavalcanti. 

Diferente da Prefeitura de Cabrobó (Sertão do São Francisco), administrada pelo prefeito Marcílio Cavalcanti, que ocupa o 9º lugar no índice de transparência entre os 184 municípios pernambucanos, a Câmara de Vereadores do município está com índice crítico em transparência, ocupando o 140º lugar. O resultado faz parte do levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE/PE – com base em dados de 2017 e anunciados recentemente pelo órgão fiscalizador. Na época a Câmara de Cabrobó tinha como presidente o vereador Ramsés Sobreira que faz oposição ao prefeito.

Vereador Ramsés Sobreira, ex-presidente da Câmara de Cabrobó

O legislativo cabroboense é uma das 26 câmaras nesta situação, o que pelo índice, demonstra pouco caso com o cumprimento da Lei de Acesso à Informação criada para que a população possa acompanhar de perto o uso do dinheiro público provenientes do pagamento de impostos. O resultado coloca a Câmara de Vereadores de Cabrobó em situação ruim perante à opinião pública e à fiscalização e controle do uso dos recursos públicos no município.

O ITMPE-Câmara aponta resultados negativos no Poder Legislativo da ‘terra da cebola e do arroz’. A falta de compromisso com a transparência implicará em medidas do TCE-PE para todos os legislativos que não atentarem com essa prestação de contas ao povo. São medidas duras com implicação nas finanças das câmaras.

SEM NÍVEL DESEJADO

O levantamento avalia os níveis de transparência dos legislativos dos municípios pernambucanos com os resultados: desejado, inexistente, moderado, crítico e insuficiente. Nenhuma câmara municipal alcançou nível desejado de transparência, conforme o ITMPE Câmaras.

A maioria obteve índice insuficiente (31,52%), ou 58 câmaras municipais. Já no índice moderado, é o segundo maior percentual: 20,89% ou 55 câmaras, seguido pelo índice crítico (24,46%)-45 câmaras e por fim, inexistente (14,13%) que soma 26 câmaras. Mais detalhes desse levantamento, basta acessar esse link: https://tce.pe.gov.br/indicedetransparencia2017/camaras.php

Related Posts