DILMA: ‘ENSINO TÉCNICO É A MAIOR ALAVANCA PARA O CRESCIMENTO’

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA presidente Dilma Rousseff, afirmou, nesta quarta-feira (2) que o governo federal está no caminho certo, o da parceria. A declaração foi dada durante rápido discurso na cerimônia em que recebeu vencedores brasileiros do WorldSkills 2015, a mais importante competição de educação profissional do mundo, no Palácio do Planalto.

“O tamanho do nosso sucesso é medido pelo tamanho do nosso esforço. Não existe sucesso que exista sem força de vontade e determinação. Numa disputa, a qualidade dos adversários é importante”, disse.

Ela também falou da importância dos programas sociais do governo. “Cada centavo que o governo federal investiu no Pronatec valeu a pena e dá um enorme retorno para o País, estamos hoje construindo o futuro do Brasil”, destacou.

Dilma enfatizou a importância da educação profissional, dizendo que “nenhum país do mundo se transformou numa grande economia sem educação técnica e profissionalizante”.

A presidente afirmou ainda que o Brasil está passando por mudanças, como o fim do ciclo de alta das commodities, assim como o mundo, e que nessa transformação “o ensino técnico e profissionalizante é a maior alavanca para o crescimento no futuro”. Dilma elogiou também sobre os institutos tecnológicos e de inovação do Senai. “Este é o Brasil que vai pra frente.”

Na melhor participação do país na história da competição, o Brasil sagrou-se campeão com 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze. O país ainda contou com 18 certificados de excelência. Os números deram 99 pontos ao Brasil, que ficou à frente da Coreia do Sul e Taiwan. Das 27 medalhas, 25 tiveram a participação de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro.

Na edição de 2011, realizada em Londres, o país ficou em oitavo lugar na classificação geral. Em 2013, subiu para a quinta colocação, em Leipzig, Alemanha. O Brasil envia representantes à competição desde 1983. Até a edição deste ano, os brasileiros já haviam conquistado 68 medalhas e 111 certificados de excelência. O número de competidores subiu de 28, em 2011, para 56 em 2015.

WorldSkills

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores estudantes, selecionados em olimpíadas de educação profissional. A edição de São Paulo foi a primeira realizada na América Latina e teve a participação de 60 países. Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram medalhas em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como artes criativas e moda; construção e tecnologia de construção; produção e tecnologia de engenharia; serviços sociais e pessoais; tecnologia da informação e comunicação; transporte e logística, entre outras. Nas provas, os competidores executaram tarefas cotidianas das profissões que escolheram. Foram vencedores aqueles que executaram o trabalho nos prazos e com os padrões internacionais de qualidade. (247)

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

Jucelio 2 de setembro de 2015 - 21:48

Só se for em outra região, porque no IFSertão/Petrolina até hoje os professores estão em greve, fora os que ainda não foram contratados e com isso antes da greve, muita aula vaga.
Como teremos bons técnicos se nem aula há nesse instituto?

Responder
thiely karine 2 de setembro de 2015 - 17:53

temos mesmo que confiar nessa “melhoria” dos cursos técnicos? tenho minhas certas duvidas sobre isso, porem queremos melhorias nesses casos e nao promeças sem cumprir as promeças que fala quando querem ganhar votos promete ceus, mais quando ganhar nem lembra no que prometeu aos eletoreis figem que nem conheçe por isso que digo a gilidade nao mentira s que tar de mais tamos precisando de melhorias e repinto e nao mentiras.

Responder
Maycon siva 2 de setembro de 2015 - 17:43

Bem, haja vista que a educação brasileira vem passando por vários problemas inclusive o corte de verbas para a mesma, vemos que a presidente Dilma está priorizando mais o curso técnico, com o intuito de formar mais mão de obra qualificada, porem se observamos, sua campanha foi toda pautada em politicas de melhoria da educação que até agora esperamos, será mesmo que esse planos, não é mais uma de suas promessas?

Responder

Deixe um comentário