Na manhã desta sexta (17), nossa equipe esteve nas terras da “Fazenda Boa Esperança” na localidade de Santa Rita, zona rural de Casa Nova-BA. As glebas de terras utilizadas pelos pequenos agricultores na sua maioria nativos são altamente importantes para sustentação das mil famílias que trabalham no local para sobreviver, gerando emprego e renda.
Culturas como: Caju, banana, manga e goiaba, são as fruteiras produzidas. Já nas culturas de curto ciclo pode se observar uma grande produção de abóbora, feijão e pimenta e milho.

Mesmo sem crédito, as famílias lutam com recursos próprios para estruturar seus lotes, mas dependem da CODEVASF para regulamentar o uso da água para produção agrícola de forma paga, sem dar prejuízo ao erário público. A instituição já recebeu a solicitação e deverá estar atendendo nos próximos dias para fortalecer e fixar ainda mais as famílias que dependem da terra para tirar o seu sustento.

Os trabalhadores como Fredson Marcelo, Ivaneide Batista, Adilson Nazário e Erivaldo Souza trabalham preservando a caatinga e a biodiversidade.
Blog do Banana
