Direto de Casa Nova: Famílias nativas da região de Santa Rita produzem para fortalecer a agricultura familiar no Vale do São Francisco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na manhã desta sexta (17), nossa equipe esteve nas terras da “Fazenda Boa Esperança” na localidade de Santa Rita, zona rural de Casa Nova-BA.  As glebas de terras utilizadas pelos pequenos agricultores na sua maioria nativos são altamente importantes para sustentação das mil famílias que trabalham no local para sobreviver, gerando emprego e renda.

Culturas como: Caju, banana, manga e goiaba, são as fruteiras produzidas. Já nas culturas de curto ciclo pode se observar uma grande produção de abóbora, feijão e pimenta e milho.


Mesmo sem crédito, as famílias lutam com recursos próprios para estruturar seus lotes, mas dependem da CODEVASF  para regulamentar  o uso da  água  para produção agrícola de forma paga, sem dar prejuízo ao erário público. A instituição já recebeu a solicitação e deverá estar atendendo nos próximos dias para fortalecer e fixar ainda mais as famílias que dependem da terra para tirar o seu sustento.

Os trabalhadores como Fredson Marcelo, Ivaneide Batista, Adilson Nazário e Erivaldo Souza trabalham preservando a caatinga e a biodiversidade.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Junco 19 de março de 2017 - 7:25

O custo da água é somente o q a codevasf faz e com sua política de uso comum de infraestrutura e concreto armado, não faz jus à gestão da politica nacional e local da Agricultura Irrgada. Imaginem a polutica de AF, Sabendo que essa AF, pura tradicional, segundo graziano, foi esfacelada desde a decada de 40. Sabemos, os nativos, que sempre existiu essa AF nessa comunidade local. Mas com o tempo transcorrido, o nivel tecnológico, os acompanha/ou em suas trajetorias, ou muitos vivem ou complementam os investimentosde outras fontes visando a renda? Qtos inadimplentes tem junto ao BNB? Possui ATER formal da Codevasf? Planos de Ag irrigada e familiar? A verdade é q essa materia frisa um lado, e outros não, pois a utilizaçao de selos de tipos de agricultura estao longe de ser rastreados pelos mesmos. Ou sja sem conhecimento da causa.

Responder

Deixe um comentário