Dominguinhos, 72 anos na arte sanfonada

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

         Por Ney Vital – Jornalista e Radialista

Jose Domingos de Moraes, Dominguinhos nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941. Para os amantes da excelência da arte e cultura estamos em Oração, Rezas, Súplicas e Pedidos para que o mestre que inovou a arte de Luiz Gonzaga estabeleça a saúde.

Dominguinhos nasceu em Garanhuns, cidade serrana Pernambucana. Filho do consertador de fole, mestre Chicão e dona Maria de Farias, já falecidos. Teve uma infância ligada ao mundo musical, vida social simples, de precisão até pela falta de dinheiro.

Dominguinhos ao puxar a sanfona encanta variadas platéias: com a sanfona no peito é capaz de encantar os aficionados pelos jazz, e aos dançadores de Forró de Pé de Serra.

Dominguinhos teve a sorte de com apenas 9 anos tocar para Luiz Gonzaga. E o Rei do Baião viu ali nos acordes do menino um futuro Rei, hoje coroado discípulo maior. Aos 13 anos Dominguinhos e família vão para o Rio de Janeiro, seguindo o pedido de Luiz Gonzaga.

No filme O Milagre de Santa Luzia, Dominguinhos chora emocionado ao contar que ganha em 1954 uma sanfona de Luiz Gonzaga e a partir desde momento jamais faltou o pão de cada dia na sua casa.

Luiz Gonzaga sempre lembrou a Dominguinhos o “certo compromisso com nossas raízes. Luiz Gonzaga sempre soube da potencialidade do filho do mestre Chicão. Detalhe: Dominguinhos participou da época de ouro do Rádio Brasileiro e com 18 anos já estava sanfoneiro nas celebres Rádios Nacional e Tupi.

Dominguinhos é um virtuoso. Viveu na companhia dos mais talentosos artistas e instrumentistas, Gravou seu primeiro disco LP, em 1965, quando teve as portas da gravadora de Pedro Sertanejo, sanfoneiro e Pai de Osvaldinho a sua disposição.

Dominguinhos chega aos 72 anos. Está hospitalizado em São Paulo. Quem tem a felicidade de conhecer de perto o trabalho de Dominguinhos, sabe da grande figura humana que ele possui representada em sua humildade.

No último mês de dezembro 2012 estive e Exu, nos festejos 100 anos nascimento Luiz Gonzaga.

De Dominguinhos guardarei para sempre o aperto de mão o abraço soltando a voz: Ney Vital nego veio tu veio Nas Asas da Asa Branca, referencia ao programa que apresento e produzo na Rádio Cidade Am 870.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Edinaldo 12 de fevereiro de 2013 - 10:11

Parabens pela informação. Acabei de ouvir a divulgação agora citando blog na Rádio Jornal do Commercio.

Responder

Deixe um comentário