Economia e desenvolvimento de Petrolina conquistam notoriedade nacional

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem65º colocada no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se viver, segundo publicação da Revista Exame da Editora Abril, Petrolina se destaca, entre outros aspectos, nos itens Desenvolvimento e Economia. A cidade é um dos municípios mais importantes de Pernambuco e distante da capital, Recife, se tornou um polo centralizador, ofertando serviços disponibilizados apenas em grandes centros, fator que atrai pessoas de várias localidades do seu entorno.

As ações da gestão municipal para manter aquecido os investimentos que chegam até a cidade, partem entre outras atividades, de articulações feitas com entidades governamentais, de classe e instituições privadas, que possam impulsionar o crescimento da cidade. Os resultados são vistos a partir da sua importância na participação do PIB estadual, além de figurar mundialmente como a 3º maior produtora de frutas e 20º maior exportadora.

A fruticultura é uma das maiores atividades econômicas da cidade, responsável pelo aumento populacional no Vale do São Francisco, que atrai para a região pessoas em busca de novas perspectivas em negócios e educação, gerando ainda novos empregos, diminuindo a pobreza e estimulando o desenvolvimento da região. O aeroporto internacional de Petrolina tem influência direta na economia da cidade, especialmente no translado de frutas para exportação. O equipamento também é responsável por reforçar o turismo de lazer e de negócios na cidade, atendendo pessoas que chegam de diversos lugares do país e do mundo e que escolhem se instalar, ainda que temporariamente, em Petrolina para usufruir da estrutura que a cidade oferece.

O vertiginoso crescimento de Petrolina fez com que o desenvolvimento econômico da cidade não ficasse concentrado apenas na fruticultura, atraindo novos investimentos em diversas áreas e hoje o município já aponta crescimento na geração de emprego e renda em outros segmentos como administração pública, construção civil, comércio e serviço. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – a cidade ocupa a 7º colocação em admissões no nordeste. Só em 2014 foram abertos aproximadamente 30 mil novos postos de trabalho.

“Petrolina é uma cidade de oportunidades e isso fica evidenciado quando analisamos a quantidade de pessoas que chegam para estudar, realizar negócios e buscar qualidade de vida. O prefeito Lossio tem investido no desenvolvimento do município, em todas as suas vertentes, e o trabalho tem sido reconhecido e valorizado por quem vive aqui e também quem conhece a cidade”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

CABRUNCO 12 de dezembro de 2014 - 14:21

PETROLINA, QUEM TE VIU QUEM TE VÊ. NASCI NO CENTRO DA CICADE, TOMEI BANHO NO VELHO CHICO NA PRAINHA DO PANORAMICO, PULEI DA PONTE NO RÍO LÁ NA ILHA DO FOGO, SALTEI OS BANCOS DA CONCHA ACUSTICA, JOGUEI BOLA NO CAMPINHO DO MUSEU, FUI MATINÊ NO CINE MASSANGANO, PEGUEI PONGA NO TREM ATÉ A INDUSTRIA, ENFIM ESSE ESPAÇO É POUCO AINDA TENHO MUITO O QUE CONTAR. PARABENS PETROLINA POR ESSA PUNJANÇA E AOS HOMENS QUE CONTRIBUIRAM PARA NOSSO PROGRESSO. HÁ, SÓ NÃO COLOQUEI PEDRA NA CATEDRAL!

Responder
CABRUNCO 12 de dezembro de 2014 - 14:10

… ME ORGULHO DE SER PETROLINENSE!

Responder

Deixe um comentário