Educação para reduzir acidentes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Nos dias 27 e 28 de março, a Gerência de Ensino do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE) dá mais um passo rumo ao combate aos acidentes envolvendo motociclistas. No período, 30 professores e agentes de trânsito dos 10 municípios com maior incidência de acidentes com motocicletas (vide serviço) serão capacitados para se tornarem multiplicadores do Programa de Educação de Trânsito, destinado a inserir, de forma transversalizada, conteúdos educativos de trânsito. A capacitação acontecerá a partir das 8h30, no auditório da sede do DETRAN/PE, Iputinga.

A medida faz parte da ampliação da educação de trânsito como forma de combater os acidentes com motocicletas proposta pelo DETRAN junto ao Comitê de Prevenção de Acidentes com Motocicletas (CEPAM). Coordenado pela Secretaria da Saúde, o Comitê é intersinstitucional e prevê uma série de ações nas áreas de educação e fiscalização para reduzir os índices alarmantes de vítimas. De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transporte terrestre já representavam 25,7% dos óbitos por causas externas. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos.

A capacitação do Detran prevê 12 horas de aulas, durante as quais os professores e agentes terão acesso a um conteúdo programático que prevê Ética, Trânsito e cidadania; Meio Ambiente e Trânsito; Legislação; Segurança de trânsito e Socialização de projetos. Após a capacitação, serão distribuídos 100 kits pedagógicos. Estima-se que o material distribuído atinja 4.000.

Educação de Trânsito é prioridade para o Detran/PE – Desde 1999 o órgão mantém o Programa de Educação de Trânsito (PET), que consiste em capacitar professores das redes pública e privada de ensino para a inserção de conteúdos de maneira transversalizada nas disciplinas curriculares. Ao longo destes 13 anos, foram capacitados 8.785 profissionais em todo o Estado, que atingem 359 mil alunos.

Fonte: Detran-PE

blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário