Em Brumandinho, Ronaldo Cancão revela que área do desastre próximo a rios como o São Francisco, não está sendo recuperada como deveria

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Integrante da comissão de intercâmbio da Câmara de Petrolina/PE designada pelo presidente do legislativo petrolinense, vereador Osório Siqueira, PSB, para avaliar os impactos negativos do rompimento da Barragem de Brumadinho, para o Rio São Francisco, o vereador Ronaldo Luiz de Souza (Ronaldo Cancão), demonstrou uma certa preocupação com o que viu.

“Vi de perto a situação do desastre dos rejeitos da barragem de Brumadinho/MG e seus impactos com rios e como evitar que chegue ao Rio São Francisco. Vi o Córrego do Feijão correndo com os rejeitos e ele está há 6 Km do Rio Paraopeba, que corta Brumadinho e há 6 Km aonde houve o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce”, relatou o primeiro vice-presidente da Casa Plínio Amorim.

Segundo Ronaldo, esse rejeito que está no Córrego do Feijão que é um rio natural, continua causando danos ao meio ambiente e ao Rio Paraopeba, afluente do Velho Chico.

“Ou seja, não estão fazendo recuperação nenhuma. A polícia Militar de Minas Gerais bloqueou tudo, ninguém tem acesso. Nós é que furamos o bloqueio escondido e fomos fazer o vídeo na área que foi devastada pela lama do rejeito”, narrou Ronaldo Cancão.

Conforme o vereador, agora a Barragem do Pompeo já recebeu o rejeito. “De Brumadinho até Pompeo, foram colocadas seis bases para segurar os materiais de rejeito e tentar diminuir o impacto no Rio Paraopeba. É esse rejeito que está na Barragem de Pompeo. O liquido saiu dele e chegou ao Rio São Francisco, apenas o material bélico que é o metal. Ele está segurando parte dele que é o rejeito, a lama, na barragem”, detalhou o vereador petebista.

Cancão frisa que ficou impressionado com o tamanho da violência, da imprudência da Vale do Rio Doce com Brumadinho.

“Confesso que tudo que vimos lá, me deixou bastante emocionado. Quantas vidas foram ceifadas. E além do monitoramento, das visitas, trago aqui também a solidariedade da Câmara de Vereadores, de toda a Petrolina, para as famílias, gestores municipais, a uma cidade destruída e que precisa muito de apoio, de afeto, de carinho. Que precisa voltar a sua vida normal”, disse Ronaldo Cancão que está acompanhado da vereadora Cristina Costa, PT, nessa missão do legislativo de Petrolina.

Related Posts