EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SALGUEIRO/PE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Ao completar 148 anos de emancipação política, o município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, presenteia a comunidade com inaugurações, ações sociais e eventos culturais e o Festival da Sanfona que estão sendo organizadas pela Prefeitura.

Historicamente, o município de Salgueiro começou a se originar no dia 21 de dezembro de 1835 pela manhã, o Coronel Manoel de Sá saiu para fazer a vistoria na sua fazenda como de costume e ao entardecer regressando a sua casa sentou-se na sua cadeira para descansar. O pequeno Raimundo de Sá, nono filho do casal não apareceu como de costume para sentar-se ao lado do pai, o Coronel estranhando sua ausência, o procurou pela casa, nos arredores e não o encontrou.

Como já estava anoitecendo e havia muitos animais e índios na região, o Coronel e sua esposa Dª Quitéria começaram a ficar preocupados com o desaparecimento do pequeno Raimundo, ordenando a um de seus vaqueiros ir até a cidade de Belém e avisar o ocorrido, formando assim um grupo para ajudar a procurar o menino. Dona Quitéria aflita com o ocorrido e pensando no que poderia acontecer com o garoto, fez uma promessa a Santo Antônio que caso encontrasse seu filho com vida, construiria uma capela em sua homenagem.

O Coronel Manoel de Sá, Senhor Presidente, juntamente com os vaqueiros e alguns escravos, se embrenharam na caatinga para procurar o pequeno Raimundo. Depois de dois dias e duas noites a procura do menino, exatamente no dia 23 de dezembro de 1835, um dos vaqueiros que integrava o grupo de busca organizado pelo Coronel, finalmente conseguiu encontrar o garoto são e salvo, brincando debaixo de um pé de Salgueiro ou, segundo outra versão sobre um formoso Umbuzeiro rodeado de Salgueiros, a aproximadamente 10 Km da sede da fazenda onde a família residia, fora dos limites da Boa Vista.

Após o acontecido, o Coronel Manoel de Sá tratou de adquirir as terras e como havia prometido sua esposa Dona Quitéria, construiu a primeira capela, onde hoje, está situada a Igreja Matriz de Santo Antônio. A primeira capela tinha sua estrutura em barro e era coberta de palha, no ano seguinte, foi substituída por uma com estrutura de tijolos coberta com telhas.

A história do desaparecimento e o fato do menino ter sido encontrado são e salvo, ainda a promessa feita por D. Quitéria, despertou a curiosidade dos moradores de toda a região atraindo assim um grande número de pessoas. Muitas delas acabaram ficando e dando início a Vila de Santo Antônio do Salgueiro. Elevada à condição de freguesia no dia 12 de maio de 1843, sob o nome de Santo Antônio do Salgueiro integrante da freguesia de Cabrobó.

Principal município do Sertão Central, a 518 quilômetros do Recife, Salgueiro é hoje uma cidade cuja administração é reconhecida em todo Pernambuco. Isso graças a duas excelentes administrações da Prefeita Cleuza Pereira, e agora sob o comando do competente Prefeito Marcones Libório de Sá.

Para se ter uma ideia da seriedade das administrações citadas,Senhor Presidente, mais de 50% do orçamento municipal está direcionado à saúde, educação e assistência social. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes são atendidas em programas sociais.

O programa para acabar com o trabalho infantil já ajudou mais de 1000 crianças, e tende a aumentar. O Programa Sentinela dá apoio psicossocial a crianças e jovens levando-os de volta à escola. Dezenas de escolas foram ampliadas e reformadas. Algumas delas aumentaram suas capacidades em mais de 10 vezes.

Isso sem falar em várias outras melhorias, como a merenda regionalizada, o investimento na formação continuada de professores e funcionários, e a instituição do transporte escolar para os estudantes da zona rural.

Na área de saúde, Senhor Presidente, hoje em Salgueiro, mais de 70% da população é atendida pelo Programa Médico da Família que conta até com assistência odontológica para a cidade e zona rural. Houve um aumento de 100% no número de agentes comunitários de saúde, no trabalho de conscientização da população do município.

A prefeitura já cadastrou mais de 40 mil pessoas no SUS para agilizar o atendimento e descentralizou a entrega dos remédios, beneficiando toda a população da cidade.

Gostaria de encaminhar a todos os salgueirenses meus cumprimentos pelo aniversário de nossa querida Salgueiro. Em especial, a Ex-prefeita Cleuza Pereira, ao Prefeito Marcones Libório de Sá e a toda sua equipe de trabalho, pelo excelente desempenho à frente da Prefeitura. Nossa certeza de que Salgueiro continuará trilhando o caminho do desenvolvimento e do bem-estar de sua população.

Deputado GONZAGA PATRIOTA

 Blog do Banana

Related Posts

12 comentários

Francisco Pereira da Silva 5 de maio de 2014 - 7:51

Salgueiro, cidade que vi e cresci junto com ela, costumava brincar no topo da igrejinha perto do colégio polivalente onde estudei por um bom tempo vindo do Carlos pena filho, hoje em Angola a 15 anos sem ir a Salgueiro mato minha saudade com as fotos e as conversas com os muitos amigos que por ai deixei. Um forte abraço em todos os salgueirenses e que fiquem com deus

Responder
adriano batista 17 de abril de 2014 - 7:27

meu filho ta em salgueiro, a mãe dele fugiu de londrina para quixaba,pernambuco mais ela se mudou para salgueiro e não sei como ele realmente esta! quando falei com ele ele não estava bem gostaria por gentileza que me mandasse um imail se alguem os conhece ele se chama gabriel batista e ela se chama joselange eu não consigo falar com ele pelos tel que tenho desde já muito obrigado que Deus abençoe a todos.

Responder
BENEDITO DA SILVA 16 de janeiro de 2014 - 23:11

INFORMO A VOSSA SENHORIA, NOTA DE FALECIEMNTO DE ELISA MARIA DA
SILVA, TENDO NASCIDO NESTA CIDADE, CONTAVA MUITAS HISTORIAS,
FALECIEMENTO DIA 10/01/2014… HA TODOS MUITA, REVERENCIA , GRATI
DAO E AGRADECIEMNTO…

Responder
paulo romero 26 de novembro de 2012 - 13:02

alguem ai conheceu meu irmão , seu nome é pericles sobrinho de wilson e basto ,primo de lena

Responder
paulo romero dos santos silva 26 de novembro de 2012 - 12:48

terra do meu pai , edvaldo lopes da silva e da minha mãe francisca dos santos silva . na verdade numca fui em pernambuco , mas tenho um irmão que daqui de brasilia , foi aos cinco anos para salgueiro retornando para esta capital em 1985 ja com 17 anos . como eu não conheço a terra onde meus pais nasceram e passaram parte de suas juventude fico aqui na esperança de um dia me sobrar tempo para conhecer esta linda cidade , o nome de meu irmão é pericles dos santos neto de dona dasdores sobrinho de basto e wilson .

Responder
rinelli jose de souza 24 de novembro de 2012 - 19:35

nasci em floresta.mudamos para salgueiro, estudei nos colégio Carlos pena filho,e no colégio pole valente,eu ficava na quadra olhando os caminhões passando na BR no fundo do colégio e pensava um dia eu vou ate o fim dessa estrada eu tinha 11 anos de idade,com 16 anos nos mudamos para Araguaçu -to que na época era GOIÁS ,ficaram 2 ANOS em goiás voltaram para salgueiro, eu fiquei em GOIÁS.conheci uma mulher maravilhosa casamos tivemos trés lindos filhos uma menina e dois meninos.hoje moramos em GOIÂNIA-GO .MEU PAI FOI ASSASSINADO VITIMA DE ASSALTO QUANDO IA PARA BELÉM DE SÃO FRANCISCO. MINHA MÃE faleceu. eu perdi a vontade de ir passear em salgueiro, o ano passado eu estive lá!

Responder
fernando 9 de novembro de 2012 - 21:01

morei ai em 1973 ,quero noticia de ailton do carro de som filho de olimpio

Responder
Ronaldo Junior (Pebinha) 4 de novembro de 2012 - 14:30

Saudades de Salgueiro. Local que vivi minha infancia, hoje moro no Rio de Janeiro, mas morro de saudades da minha infancia com meus amigos, família Veremundo Soares, saudades de Osmundo, Jazon, Tavares, Irmãos Cleiton e Cleber,meus Tios Ilka e Renato hoje em BH, seu Heitor Soares (saudades), dona Carmencita, Geovani e seu maverick preto (saudades) O maior comedor de salgueiro, Heitorzinho, Romilsinho(saudades), isso faz a vida valer a pena. Salgueiro sempre no meu coração.

Responder
antonio manoel dos anjos 08 de outobro de 2012 as 0630 8 de outubro de 2012 - 6:58

sou salgueirense sim com muito orgulho hoje moro em ribeirao preto sp onde construi uma
linda familia estou feliz aqui saudades agente sempre sente mas air para morar nao sei se me adaptaria tenho minha mainha d ana
e meus mano as fico por aqui um grande abraco a todos os meus conterraneos espalhados por este mundo inteiro beijos

Responder
thomas neto 30 de julho de 2012 - 17:00

ha 40 anos moro no rio de janeiro, sempre que posso. estou em salgueiro a paseio amo muito o meu sertaõ. falo para os meus amigos cariocas que luis gonzaga nasceu em exú e que lampiaõ em serra talhada e que eu tive o previlégio de ter nascido em salgueiro.beijos para todos.

Responder
carlinhos ulisses soares 10 de junho de 2012 - 10:07

amor muito essa maravilhosa cidade ,
passei minha infancia ai , tive muitas dificudades ai , mais nao
guardo magoas de salgueiro .
tive que sai dai com 16 anos para trabalha em sao paulo , por falta de oportunidades
,trabalhei ai na celpe e no supermercado bomlar, mais mesmo assim tive que sai de salgueiro .por ganha pouco.
hoje daria tudo para volta a mora em salgueiro,trocaria meu otimo salario aqui por um minimo ai ,obrigado salgueiro por todo que aprendi ai , sou salgueirense de coraçao amor todos voces ,fiquem com DEUS abraços .

Responder
antonio agra Pereira 3 de junho de 2013 - 17:21

Eu antônio agra Pereira Primo Legitimo de Cleusa Pereira Ex. Prefeita de Salgueiro .Descobri uma grande riqueza de comentários , falando de Salgueiro que Saudades .sai de Salgueiro em 1954, com destino `a São Paulo,só voltei em 1986. Ha passeio,não conheci mais niguem somente meu Pai e minha mãe eu só chorava ,não sabia o que fazer se ficava ou se voltava, Afinal voltei á Sâo Paulo e conversando com, a família,não concordaram e por aí vai não voltei mais fico vendo a cidade de Salgueiro pela Internet fico um bom tempo olhando a igreja santo antônio de pádua,pois eu marava de frete na rua coronel Manoel de sá saudades da família Soares Heitor verem undo Soares, que ja se foram joão Silvino era fiscal e Bil colega da mesma rua, Celestino (Marchante)Dona Ferreira dona do Restaurante da rua joão Pessoa Joaquim Angelim foi meu parão Climério Gerente ,do Banco do Nordeste em Alagoas faleceu viajando há noite para Arapiraca Alagoas ..Era meu primo Legitimo

Responder

Deixe um comentário