Enfermeiras da Rede Municipal de Saúde de Petrolina iniciam capacitação para inserção de DIU

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Cinco enfermeiras, lotadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família da área urbana e também da área rural do município, iniciaram, nesta quarta-feira (18), uma capacitação para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo. O curso, desenvolvido em atividades práticas e teóricas, com carga horária total de 400 horas, será ministrado pelo Matrón Guillermo López Bruna, da Universidad de Concepción do Chile, e tem como objetivo ampliar as ações de planejamento familiar em Petrolina.

“Nós faremos uma abordagem geral sobre planejamento familiar e a inserção do DIU, e também atividades práticas para que as profissionais de enfermagem sejam capacitadas para realizar o procedimento”, explicou Matrón Guillermo López Bruna, que trabalha com a inserção do dispositivo há 10 anos. O curso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, acontecerá na AME do bairro Areia Branca.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, Petrolina tem mais 60 mil mulheres em idade fértil. “O Chile tem uma experiência de muitos anos na inserção do DIU e a partir dessa parceria as nossas mulheres terão a oportunidade de optar por mais um método contraceptivo garantido pela Rede Municipal de Saúde”, explicou a gestora, ressaltando ainda que a iniciativa também valoriza o trabalho do enfermeiro. “Estamos caminhando na direção correta, respaldando o trabalho desses profissionais, e investindo em formação. Quem ganha com isso é a população”, acrescentou.

A enfermeira Jaqueline Alves, da UBS de Nova Descoberta, vê a capacitação como um grande ganho para a comunidade, na medida em que possibilita um controle efetivo da natalidade e também o reconhecimento do profissional de enfermagem. “Nós poderemos auxiliar nossas usuárias que procuram tanto esses métodos para controlar o número de filhos e para o enfermeiro também representa crescimento. Nós estamos mais próximos da comunidade, temos facilidade para identificar essas mulheres e capacidade de ajudá-las”, declarou.

Também participaram da abertura da capacitação, a professora do núcleo de enfermagem na atenção à saúde da mulher e da criança da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucineide Santos Silva, representando o Colegiado de Enfermagem da Instituição, a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (COREM), Priscylla Falcão, também representante do Colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), e a diretora de Atenção Básica do Município, Sátira Cavalcanti.

O DIU é um dispositivo anticoncepcional inserido no útero e que age de maneira espermaticida, matando os espermatozoides, impedindo a subida dos mesmos pelas trompas e, consequentemente, a fecundação do óvulo.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Maria Isabel 20 de julho de 2012 - 9:57

Muito boa a iniciativa, espero que todas as enfermeiras do municio também recebam essa capacitação!

Responder

Deixe um comentário