EPTTC inicia ações para melhorar a fluidez no trânsito

Melhorar a fluidez do trânsito de Petrolina tem sido um dos desafios da Empresa Petrolinense de Trânsito de Transporte Coletivo (EPTTC). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran – Pernambuco), a frota de veículos no município de Petrolina passou de 29.448 em 2000, para 87.890 em 2012. E só no primeiro mês deste ano, quase dois mil novos veículos passaram a circular na cidade.

Pensando em otimizar o trânsito petrolinense, a prefeitura de Petrolina, através da EPTTC, iniciou mais uma das ações previstas para o município, a implantação da mão única para a Avenida Guararapes. Segundo o diretor-presidentedo órgão, Paulo Valgueiro, depois de um estudo realizado, foi constatado que a avenida não suportava mais o quantitativo de veículos que ali circulavam. “São mais de 87 mil veículos matriculados na cidade, soma-se a isso os demais, oriundos de outros municípios. Assim, nós estimamos que Petrolina tem uma frota circulante de, aproximadamente, 100 mil veículos e destes, mais de 50% circulam pelo centro da cidade”, explicou o gestor.

O diretor-presidente da EPTTC também salienta que haverá mudanças na rua Antonio Santana Filho, mas tranquiliza os moradores da rua sobre o possível aumento do fluxo. “Nós faremos tudo paulatinamente, colocaremos as devidas sinalizações, redutores de velocidade e teremos uma ostensiva fiscalização”, assegurou Paulo Valgueiro.

O gestor da EPTTC também destacou que todas as mudanças que estão sendo realizadas foram explicitadas para os moradores e comerciantes locais. “Essas mudanças estão sendo bem absorvidas”, afirmou. Além disso, todos os agentes de trânsito estão prontos para orientar os condutores, já que neste primeiro momento as ações são estritamente educacionais. “Só depois de consolidadas as mudanças é que iniciaremos um trabalho ostensivo”, finalizou Valgueiro.

Mão única na Avenida Guararapes  

Desde o último sábado (31), a Av. Guararapes encontra-se interditada, no sentido Av. Souza Filho / Viaduto Barranqueiro e os veículos que circulam neste sentido devem utilizar a Rua Souza Júnior. Já os usuários de transporte coletivo que utilizam o ponto de parada da avenida, devem dirigir-se para ponto da Rua Souza Junior (próximo a loja Casa Club) ou para a Rua Dom Vital (próximo ao banco Bradesco).

Outras informações sobre as mudanças podem ser obtidas através do telefone: (87) 2101-5300 (EPTTC).

Texto: Carol Souza

Foto: Gilson Pereira

Deixe seu comentário