Equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina mobiliza mutirão e ajuda as famílias atingidas pelas chuvas

imagemBuscando atender a cada família que foi desabrigada em virtude do volume de chuvas que caiu sobre Petrolina nos últimos dias, a secretária Municipal de Saúde (SMS) mantém em prontidão uma equipe com vários profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) para atender a todas as vítimas que tiveram suas casas derrubadas ou inundadas.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) especializado na atenção à saúde diretamente nas casas de cada pessoa, visita os locais onde estão alojados os desabrigados e orientam a cada usuário sobre os riscos a exposição e alerta sobre as medidas a serem tomadas para não desenvolverem qualquer patologia clinica.

Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos e auxiliares em saúde pública acompanham às famílias e demais atingidos pelas chuvas. Na ação, estão acontecendo dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial (PA), teste de glicemia entre outros serviços são realizados com as vítimas das chuvas.

A coordenadora do programa de Atenção Domiciliar, Natália Ramos, explica como está sendo o apoio e o cuidado dado às pessoas desabrigadas. “Atendemos a todos, analisamos o quadro clínico e se aquelas pessoas foram acometidas por alguma doença patológica ou traumática, todas as medidas que resguardam a saúde dessas pessoas estão sendo tomadas pela equipe, o importante agora a garantir a saúde de cada uma delas”, afirmou a coordenadora.

“A pedido do prefeito todas as secretarias municipais estão empenhadas nos esforços para levar conforto e buscar minimizar os problemas das pessoas que foram desabrigadas pelas fortes chuvas nos últimos das, o nosso papel estar ao lado de cada comunitário e comunitária ofertando apoio e atenção à saúde”, afirmou a secretaria de saúde de Petrolina, Lucia Giesta.

A dona de casa, moradora da comunidade do Cacheado, Maria Isabel, fala que sua casa desabou completamente e agradece o empenho da prefeitura em ajudar e dar assistência a todos. “Perdi a minha casa e parte dos meus móveis, abaixo de Deus, se são fosse à equipe do prefeito Julio Lossio, teríamos que ter apenas lonas plásticas pra nos agasalhar”, conclui emocionada a comunitária.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário