Equipe do Nova Semente recebe capacitação de consultora internacional do Unicef

Com propostas inovadoras que vêm dando resultados significativos, o programa Nova Semente tem atraído atenção e curiosidade de várias autoridades políticas e pesquisadores acadêmicos. De forma a agregar conhecimentos e ajudar o programa continuar a desenvolver bem às crianças atendidas, o Instituto Alfa e Beto (IAB) em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina está trazendo para o município a norte-americana Jane E. Lucas, PhD em Psicologia Social, pela Universidade de Nova York, e consultora do Unicef.

Serão duas semanas de Treinamento para Treinadores (TOT), de 05 a 16 de março, divididas em curso básico I e II que terão como tema ‘Como estabelecer e fortalecer as relações de afeto na primeira infância’. O curso básico I será voltado para doze pessoas entre representantes do IAB, do programa Nova Semente, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, que aprenderão a potencializar a interação entre os cuidadores primários (mães, pais e avós) com os bebês. No curso básico II, as 12 pessoas capacitadas passarão para 24 sementeiras, sob a supervisão de Dra. Jane Lucas, tudo o que aprenderam na primeira etapa.

O objetivo é que o curso promova a multiplicação de cuidadores para que possam dar suporte aos pais durante os primeiros anos de vida das crianças. “Nós trouxemos a Jane com a intenção de capacitar treinadores para que possam multiplicar ações de cuidados na primeira infância. Percebemos nos nossos estudos que a relação entre o primeiro cuidador e a criança é imprescindível na forma como essa criança irá se desenvolver depois”, explicou a representante do IAB, Denise Rocha.

Além dos cursos, Jane Lucas irá ministrar no sábado (10), no auditório do Sest/Senat um seminário internacional voltado para as gestoras, sementeiras e mães das crianças que participam do programa Nova Semente. No seminário, será destacado a importância de se estabelecer fortes vínculos afetivos com a pessoa que será imediatamente responsável por cuidar da criança. “A proposta é passar técnicas de estratégias bem simples de atividades, brincadeiras e comunicação adequadas a cada faixa etária das crianças. Os cuidadores e educadores já têm uma grande sensibilidade e conhecem as necessidades das crianças, pretendo agregar algumas ferramentas a esses cuidados”, explicou Dra. Jane.

Ela reitera que ainda não conhece na prática o programa Nova Semente, mas gostou do que ouviu falar. “Até o momento fiquei muito impressionada com o que soube, com o foco e objetivo do programa e com a rapidez com que foi implementado”, disse.

O prefeito Julio Lossio agradeceu a vinda da consultora e pediu dedicação a todos os participantes. “Este momento é de grande avanço para o programa Nova Semente, pois através das experiências internacionais podemos compartilhar conhecimentos e saber como a educação do nosso país e município está. Peço a todos os participantes que aproveitem bem este momento de aprendizado e oportunidade para que possamos avançar ainda mais com o nosso programa”, ressaltou.

Aproveitando o momento, o prefeito anunciou novidades dentro do programa Nova Semente. “Em breve, estaremos lançando o Nova Semente Rural, para que as educadoras cheguem às casas das crianças da área rural que não estudam, mesmo com as mães em casa. Além disso teremos a mototeca, biblioteca itinerante que também chegará às casas dessas famílias”, anunciou.

Sobre a palestrante

Jane E. Lucas é PhD em Psicologia Social pela Universidade de Nova York, desenvolve inúmeras pesquisas centradas em saúde pública e possui uma larga experiência no desenvolvimento de matérias educativas, supervisão e intervenções nas áreas de educação e saúde para crianças e adolescentes no país. Também presta consultoria para a Organização Mundial de Saúde, Unicef e USAID.

 

Texto: Cíntia Sacramento

Foto: Marcizo Vitor

Blog do Banana


Deixe seu comentário