Equipes de Saúde da Família de Petrolina têm desempenho considerado “muito acima da média” em avaliação do PMAQ

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde divulgou a lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina foram classificadas com “muito acima da média” e “acima da média”.

Atualmente, 42 equipes de Saúde da Família, 05 do NASF e 04 de Saúde Bucal aderiram ao PMAQ-AB. “É muito gratificante ver nossos profissionais dedicados em melhorar o acesso aos serviços de Atenção Básica do município. Aquelas equipes que foram avaliadas como “muito acima da média” e “acima da média” estão de parabéns; e aquelas que não tiveram este conceito, vamos buscar uma estratégia para auxilia-las a atingir as metas desejadas”, afirmou a gestora da pasta, Lucia Giesta.

O processo de certificação das equipes é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos indicadores de saúde; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos. Lucia acrescenta que “o resultado mostra o esforço da gestão e dos servidores na busca da melhoria do acesso na atenção básica e como resultado o município receberá, para estas equipes, recursos diferenciados que serão também destinados aos servidores. O prefeito Julio Lossio pediu que eu transmitisse parabéns a todos os envolvidos pelo resultado da avaliação”.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário