Espaço do leitor: Julio Lossio x Fernando Bezerra. Em qual você confia?

imagem1Pra você que não se lembra ou talvez esqueceu, quero me prontificar a avivar em sua mente detalhes esquecidos por muitos a respeito da travosa luta pelo poder na cidade de Petrolina.

Depois que Fernando Bezerra Coelho se tornou prefeito de Petrolina em 1993, dois palanques raivosos se instalaram, e por anos a fio todos nós moradores sabíamos que aqui só existia a parte dos Coelhos e a parte de Gonzaga!

Pra quem não sabe os Gonzaguistas sempre foram tratados como “boca preta” por parte dos correligionários do poderoso Fernando Bezerra!E o deputado Federal que sempre foi um excelente deputado (seus mandatos validam o que escrevo) sempre foi demonizado por parte dos acompanhantes de FBC.

Na eleição de 2000, isso ficou provado mais uma vez!Mesmo que Luiz Eduardo sendo o candidato com a benção de Guilherme Coelho e de Osvaldo, a disputa se dava no campo minado entre Gonzaga e FBC, era incrível ver as pessoas comentando mais de Gonzaga e Fernando do que Fernando e Luiz Eduardo!

E essa disputa, partiu para o pessoal, e em vindo a eleição de 2004, ficou em alto relevo a ojeriza cultivada por ambas as partes em relação ao outro… Fernando e Gonzaga,fizeram dessa disputa pelo poder algo cinematográfico, que com a derrota de Gonzaga para Fernando nessa eleição, os nervos ficaram mais visível a flor da pele!

Mas Gonzaga não se deu por vencido e em 2008 deu um golpe de mestre!

Pois bem, ele conseguiu numa convenção legítima, derrotar Odacy Amorim, prefeito apadrinhado de Fernando que na época já era Secretario de Eduardo Campos.

Gonzaga deu um show de destreza no quesito saber lidar com o PSB na hora certa, e saiu dali pronto pra ser o candidato escolhido pela maioria do partido e com a benção dos cabeças da capital… Foi perfeito!

Só que ai, aparece um novato com cara de quem não sabe de nada (inocente!) que começou na pesquisa com 1% do eleitorado que disse que votaria nele, e era um rapaz novo, médico, ia ser somente um coadjuvante na disputa daquela eleição.

E aí Osvaldo vai e abençoa o rapaz e o coloca pra falar do jeito que o povo ouve e entende, e ele foi em frente. Do outro lado,fora do eixo do vale do São Francisco, exercendo sua função de secretario,Fernando resolve ficar quieto, cruzando os braços sem mover uma palha em relação ao seu colega de partido e o entrega ao “deus dará”! Foi numa dessas que, revoltado com a situação, Gonzaga dá um brado e Petrolina e a imprensa do Vale do São Francisco nunca se esqueceram da contundente declaração de Patriota em 2008: “Tenho nada a ver com Fernando Bezerra Coelho, porque eu não quero negócio com ele nem pra ir pro céu: é ele lá e eu cá”.

Pois bem… Fernando ficou parado mesmo! E Gonzaga sem apoio,continuou sua batalha,como sempre…andando sozinho!. E não é segredo que todos os coligados de Fernando votaram em Julio Lossio por terem perdido a convenção com Odacy e aí veio a grande surpresa! Julio eleito com uma esmagadora e expressiva votação!

O PSB rachado em Petrolina de um lado sorria e de outro amargava uma dupla derrota! Aquilo foi ruim pro partido na cidade.

Julio Lossio consegue o inimagivel, fortalece o PMDB na cidade e o faz forte no estado,

E prova que nunca fora um inexperiente na política, e ainda demonstra isso ao afirmar que gostaria de disputar uma eleição com Fernando e todos riram!

Mas o tempo se incumbe de mostrar que os ousados sempre têm uma oportunidade a mais, e em 2012 Lossio consegue uma proeza espetacular!

Gonzaga depois de muitas lutas se vê mais uma vez traído pelos partidários quando tem que se dobrar a vontade do governador e apoiar o filho de Fernando para ser candidato a prefeito em Petrolina, e tem que subir no mesmo palanque com seus algozes, que o fizeram perecer diversas vezes…

A surpresa, no entanto vem de novo com Julio Lossio que de uma cajadada só, derrota os deputados Gonzaga e Fernandinho, provando que a incapacidade propalada por muitos foi mais uma vez por água a baixo…

O que estamos vendo hoje é um prefeito que está na mídia, que tem uma desenvoltura espetacular e que Fernando, mesmo fora do eixo regional, tem seus adjetivos de homem inteligente, e o é de fato isso ninguém pode negar, ao passo que Julio cada dia demonstra que se firma como aquele que tomou o lugar de Gonzaga e se tornou referencia no estado.

Tenho uma curiosidade pelo resultado de pesquisas que me mostrassem em qual dos dois os petrolinenses têm mais confiança. Sim, por que os tempos mudaram e nós ainda vamos ver muitas cenas desse embate pela hegemonia na liderança política de Petrolina.

Julio Lossio ou Fernando Bezerra …Em qual você confia?

De uma coisa eu sei… Petrolina vai com certeza se surpreender com esses atores e coadjuvantes…

Por Cauby Fernandes

Universitário no IESA/Campus Petrolina

Blog do Banana

Deixe seu comentário