Espaço do leitor: Vaca fragilizada por falta de nutrientes é sustentada por girau em Santa Filomena

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O município de Santa Filomena sofre a pior estiagem dos últimos 40 anos. A água é essencial para a vida. Então, todas as pessoas, animais e o sistema em geral, estão em estado de calamidade necessitando com urgência do olhar público.

Sr. Gino, do sítio Inveja, assim como muitos agricultores e agricultoras, vive um de seus maiores desesperos na vida: assistir com dor e impotência seus animais morrerem de fome um a um por falta  de alimentação e de nutrientes

Naturalmente, já é desafiador a criação de animais no sertão. Quando chega a estiagem, com muito sacrifício os animais são alimentados com Mandacaru e Palmas. A falta de alimento adequado e a escassez de água vão desnutrindo os animais, paulatinamente, causando várias doenças e por fim perdem a força para locomoção.

Na diligência de salvar alguns dos animais, recorrem ao método primitivo de sustentação em girau. A estrutura do girau é construída artesanalmente com madeira e cordas e o animal fica imobilizado, passando a depender totalmente do cuidador para comer e beber.

O Sr. Gino, que tem um profundo amor pelos animais, colocou até um colchonete para proteger melhor o esqueleto da vaca. Ele sofre e espera que os Programas do Governo Federal aconteçam no município. Diz com lamento: “Será necessário alguns anos para recuperar o prejuízo da perda de meus animais”

Aguardamos a bênção da chuva e ações do poder público para melhor convivência com a seca e menos sofrimento para todos e todas.

Desejo que tenham todos os dias coragem e esperança para continuar seguindo em frente!

Texto: Zezinho de Minú

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

jaime 23 de novembro de 2012 - 17:17

tudo isso acontesse por causa do governo do PT que mente muito promete milho barato promete recurso bancario e nada chega governo sem compromisso com o nordeste

Responder
Guilherme Novaes 22 de novembro de 2012 - 11:57

Me dá revolta ver essas coisas, enquanto isso o Brasil vai doar US$ 200 mil para ajudar vítimas do Furacão Sandy em Cuba e no Haiti. Esperai? nós fazemos parte dos países do sul (ou 3º mundo, ou sub-desenvolvidos), Nossos irmãos nordestinos estão perdendo as plantações por falta de água e em consequência não tem como alimentar os animais, então a solução é usar os recursos “que temos” para ajudar os de fora, foi um desastre natural, sim eu sei, é a força da natureza, mas se formos parar para pensar, a falta de chuva também é um desastre natural, tem algum país de fora ajudando?? parece que não né… Aqui é o contrário, ao invés de “Só venha a nós, ao vosso reino nada”, é “Só ao vosso reino, venha a nós nada”, juro que eu tento entender certas coisas, mas não consigo!! ajudar os de fora o Brasil sabe, mas socorrer quem está aqui dentro…. isso parece ser uma tarefa difícil.
>>>>>>> Brasil, um país de Todos <<<<<<< (menos os daqui)

Responder

Deixe um comentário