Facape participará da programação da Semana de Direitos Humanos em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) participará da programação da Semana de Direitos Humanos, que acontecerá de 5 a 9 de maio na cidade e envolverá todos os municípios do Sertão do São Francisco. Durante uma reunião esta semana, ficou definido que o Patronato Penitenciário de Pernambuco realizará diversas rodas de diálogo na instituição com os estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social.

O encontro contou com a presença do presidente da Facape, Rinaldo Remígio; a coordenadora de Interiorização do Patronato, Rafaella Oliveira; e a coordenadora do programa Governo Presente, Francis Teonília. Na oportunidade, as representantes do Governo de Pernambuco destacaram a importância de envolver os estudantes da Facape na iniciativa.

“Nós vamos fazer uma exposição aos estudantes de Direito e Serviço Social sobre a importância das ações que estimulam a reinserção dos reeducandos. Iremos apresentar números que demonstram que a ressocialização é possível: apenas 2% dos detentos acompanhados pelo Patronato voltam a cometer crimes”, explicou Rafaella.

O Patronato Penitenciário de Pernambuco acompanha os reeducandos em liberdade vigiada, livramento condicional e regime aberto, egressos dos estabelecimentos prisionais. O órgão exerce as funções de acompanhamento de processos, atenção psicossocial, pedagógica, e de inclusão produtiva dos apenados, interiorizando as ações. A iniciativa visa dar novas oportunidades aos apenados para diminuir a reincidência criminal.

Para o professor Rinaldo Remígio, além de divulgarem o trabalho do Patronato, as rodas de diálogo irão mostrar aos estudantes da Facape de que forma a ressocialização pode reinserir os reeducandos na sociedade e na própria família.

“Numa simples conversa é possível mostrar os benefícios da ressocialização não apenas para os reeducandos do sistema penitenciário, mas também para os usuários de drogas, entre outros. Nossos estudantes poderão difundir essas informações no mercado de trabalho e no meio acadêmico, seja através de ações concretas ou simples orientações”, comentou.

Ascom Facape

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário