FACAPE recebe visita de professora doutora da Universidade de Évora

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa noite desta quarta-feira, 20, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF) recebeu em seu gabinete a visita da professora doutora e PHd em Filosofia da Educação, Teresa Santos e da professora facapeana e doutoranda na Universidade de Évora, Zélia Ramos. Durante a ocasião, o coordenador do setor de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Carlos Gonçalves, esteve presente.

A professora e doutora Teresa Santos é conferencista internacional do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora e está em Petrolina desde a última quarta (20), a convite do prefeito Julio Lossio que no ano passado esteve em Évora-Portugal para apresentar o programa “Nova Semente” e por lá manteve contato com a professora da FACAPE e doutoranda em Filosofia da Educação na Universidade de Évora, Zélia Ramos, que, neste ano, veio acompanhando a doutora Teresa que proferirá palestras no auditório do SEST/SENAT, até esta sexta, 22, na 1ª Conferência “Petrolina cidade educadora, cidade segura”, com o tema “O que é uma cidade educadora?”.

A iniciativa faz parte do Programa Internacional de Cidades Educadoras, um movimento que começou em Barcelona-Espanha em 1990 e vem tomando proporções notáveis pelo mundo europeu e demais continentes. Petrolina foi selecionada para integrar o programa que estimula uma nova concepção de cidade e educação. “Uma cidade educadora é aquela que se envolve com a educação de todos os seus habitantes e cada um se compromete a educar ao outro. Esse é um movimento espalhado pelo mundo que se adaptou a esta concepção do mundo que é da aldeia global”, ressaltou a professora.

A professora Zélia Ramos expressou a gratidão de ter a doutora Teresa como sua orientadora no doutoramento. “Primeiro gostaria de reafirmar a importância de trazê-la para sensibilizar quanto a questão do que é uma cidade educadora, motivo pelo qual estamos aqui, e tê-la como minha orientadora só majora os conhecimentos que tenho adquirido em Évora”.

Durante a manhã de hoje o professor Carlos Gonçalves falou sobre a experiência de participar da conferência. “O que me chamou a atenção, uma impressão preliminar, é que esse conceito de Cidades Educadoras, além de ser uma linha de investigação/pesquisa, é um movimento que toma uma dimensão de além acadêmica, política. Isso entra em sintonia com uma fase muito positiva do ponto de vista econômico que o Brasil está vivendo, mas que precisa de um lastro de continuidade na gestão da educação”, afirmou.

Para o presidente da Autarquia, professor Rinaldo Remígio Mendes, a vinda da professora é um estímulo importante para não somente professores, como também a sociedade petrolinense. “Em nome da Instituição quero agradecer a sua visita e dizer o quanto foi importante ouvi-la na conferência e sei que a senhora tem muito a oferecer às comunidades por onde tem passado. Quero ainda ressaltar que a Facape estará sempre de portas abertas para recebê-la e que a senhora muito bem acompanhada pela professora Zélia, nossa colega, esposa do competente ex-diretor, professor Valdenor”, concluiu o presidente.

ASCOM/FACAPE

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Flavio Coelho 23 de março de 2013 - 8:10

RICARDO,

Fico muito feliz com o entrosamento e competência do meu amigo Dr Carlos Gonçalves ,que escolheu Petrolina para morar e ajudar a desenvolvê lásucesso ao mesmo
Boa sorte dr Carlos , seja bem vindo a nossa Petrolina Querida
Um abraço grande
Flavio Coelho

Responder

Deixe um comentário