Famílias de Santana do Sobrado, em Casa Nova, recebem residências próprias

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem imagem2“445 é o número da felicidade”, diz, animada, a agricultora e Érica Paim da Silva durante a entrega das 500 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, neste sábado, 26, em Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova.

Grávida de seis meses do terceiro filho, Érica estava muito feliz com essa nova oportunidade que vida está te oferecendo. “Não tem alegria maior. É tudo de bom. Agradeço a Deus a oportunidade de sair da roça e poder ter uma vida mais confortável com meus filhos; mais perto da cidade posso oferecer uma educação melhor e acesso à saúde, sem contar a qualidade de vida. Agradeço, também, a toda equipe da prefeitura pelo trabalho e atenção que nos deram”. Érica recebeu a chave se deu lar das mãos do prefeito de Casa Nova, Wilson Cota.

A gratidão também fez parte da alegria da família da casa 376. Com seis filhos e o sétimo em gestação, a dona de casa Maria José dos Santos celebrou esse novo momento aos lado dos filhos e esposo. “Estou muito feliz. Graças ao trabalho da equipe da prefeitura e do governo vou sair do aluguel e poder ajudar ainda mais meus filhos. Não tem alegria maior do que ter o nosso teto”, celebra. O esposo, Uberlândio Vieira da Silva, compartilhou a alegria que sua família estava sentindo. “Agradeço a Deus e a todos que fizeram sua parte nesse momento muito feliz para todos nós”.

Mãe de três filhos e entre eles, do pequeno Anderson Thiago que é deficiente, Andreia Moura também não conteve a emoção de poder receber sua casa. “Ave! É tudo em minha vida. Felicidade imensa… não tenho nem como descrever a alegria de sair do aluguel. Agradeço a todo mundo que ajudou “.

Essas e tantas ouras histórias de felicidade só podem, hoje, ser contadas graças ao trabalho da equipe da prefeitura Municipal de Casa Nova que fez a sua parte em todo o processo de seleção e acompanhamento do programa na gestão do prefeito Wilson Cota – que entregou o empreendimento. Mesmo sendo uma obra federal, a participação da prefeitura é fundamental para a conclusão do processo. “Eu sei que esse investimento é do governo federal que é quem bota o dinheiro junto com o Banco Brasil, mas a Prefeitura está junto, fiscalizando, organizando as famílias, fazendo o trabalho institucional de parceria, além de toda a estrutura de saúde e educação para este novo bairro”, frisou Cota.

imagem3

O governador do Estado, Rui Costa, participou do ato entregando as unidades e ressaltou a importância da ação para as famílias de baixa renda. “Aqui é lugar de família. Só quem já viveu de aluguel conhece o medo de não ter onde morar. Me sinto feliz em estar aqui hoje. Aqui é como se fosse o ninho de cada um de vocês. É uma ação realizada com o dinheiro dos impostos que todos nós e que cada um deve cuidar”, orienta.

Recanto do Sobrado

O empreendimento é composto por 500 unidades habitacionais tipo casa, divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Mais de três mil pessoas que vão morar no local ainda têm a disposição espaço de convivência com parque infantil. Uma novidade é um equipamento de energia solar instalado nos telhados das casas, o que deve garantir a economia para os moradores. Ao todo, quase R$ 25 milhões da União foram investidos no condomínio.

Pedidos

Na oportunidade, o prefeito Wilson Cota solicitou do governo do Estado a conclusão da escola de Santana do Sobrado, mais investimentos em relação a crise hídrica e abastecimento, além da pavimentação das estradas de acesso aos distritos de Bem Bom e Pau a Pique, que são de responsabilidade do governo estadual. Wilson, em seus discurso, aproveitou para citar os problemas que vem passando com empresas que ganham a licitação, mas não terminam as obras, a exemplo da empresa responsável pela UPA de Santana. “Estou tocando o que foi abandonado e as que inicie, estão todas em andamento, mas precisamos de uma nova lei de licitações que garanta que as empresas compram seu parte. Nosso papel estamos desempenhando, Entregamos as quadras e o posto de saúde ao povo de Santana”. O governador do estado, concordou com o prefeito e fez um apelo aos deputados federais para esse debate seja reverberado em Brasília.

Regularização fundiária

Em parceria com a secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o governo do estado entregou títulos de terra a famílias de Casa Nova. A ação visa garantir o acesso de trabalhadores rurais a terras como forma de proporcionar a ampliação da produção, além de promover a regularização fundiária. “É um presente de Deus. Diziam que a terra era nossa, mas não tínhamos o papel. Agora tenho certeza que tudo que plano é meu”, ressalta Julieta Amorim da Silva, moradora da comunidade de Santa Rita

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário