Festa do Tamarindo ajuda a mudar realidade de Caboclo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Foi encerrada na manhã deste domingo, 25, a 9ª Festa do Tamarindo de Afrânio. O evento, que é realizado desde 1995, no distrito de Caboclo, teve diversos espaços como: gincana cultural, oficina de teatro, exposição de artesanato, concurso de brinquedos confeccionados pelas crianças e, o mais esperado, Concurso de Culinária de Tamarindo.

Segundo Cosme Cavalcanti, idealizador, o objetivo do evento é reunir os filhos e amigos do distrito e revitalizar a localidade. “Naquela época estava num estágio lastimável”, conta. Ainda segundo Cosme, o Tamarindo tem uma força muito grande no local, principalmente econômica. “A comunidade é participativa, ela é carente, humilde simples, mas que tem buscado dar uma participação efetiva e (percebido) como (a festa do Caboclo) tem mudado a vida deles”, explica.

A festa surgiu também pela necessidade de revitalização do local. Cosme Cavalcanti e um grupo de pessoas preocupadas com realidade local criaram um grupo de revitalização do distrito. “Agora as pessoas querem do bom e do melhor nas suas residências. Hoje nós temos 3 restaurantes e uma pousada, que dá sustentação a Festa do Tamarindo”, completa.

Para isso foram realizadas parcerias com o Sebrae, Instituto Federal do Sertão, Univasf e outros segmentos para colaborar com essa mudança da realidade de Cabloco. Segundo Luciana Cavalcanti, Dr em Tecnologia de Alimentos, o tamarindo tem força no local, mas o potencial econômico da fruta tem sido pouco aproveitado na região. “O Tamarindo é uma fruta que não precisa de conservantes. Você pode produzir e a validade dela é de mais de um ano”, conta.

A senhora Maria do Carmo, professora aposentada, estava no local para participar do concurso e disse que depois da aposentadoria sua vida é em torno da produção de alimentos com tamarindo. “Eu apenas participo. Depois que me aposentei minha vida é participando de eventos. O espaço é muito bom, mas precisa de mais divulgação”, conta.

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

FESTA 2013 26 de novembro de 2012 - 15:25

A FESTA DE 2013 SERÁ ABERTO PARA TODOS OS BARES DE CABOCLO, INCLUSIVE PARA OS PEQUENOS VENDEDORES AMBULANTES DE BEBIDAS.

– JÁ EXISTE UM PROJETO DO DEPUTADO ADALBERTO CAVALCANTE,QUE COLOCA A FESTA NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO ESTADO. MUITO BOM, ISTO MELHORA AS ATRAÇÕES, CURSOS E PREMIAÇÕES PARA OS PARTICIPANTES, COMO TAMBÉM TODA ESTRUTURA E LOGÍSTICA.

-SERÃO CONVIDADOS SAMBA DE VEIO,MARACATUJABA E OUTRAS AGREMIAÇÕES FOLCLÓRICAS DA REGIÃO. INCLUSIVE SERÁ REATIVADA A BANDA DE PÍFANOS DE AFRÂNIO E CACHOEIRA, PARA REALIZAÇÃO DE ALVORADAS NO SÁBADO E DOMINGO DA FESTA.

– A FESTA VOLTARÁ A SER REALIZADA NO MÊS DE AGOSTO, ÉPOCA DE SAFRA DO FRUTO E TAMBÉM DE CLIMA MAIS AMENO

-SERÁ PUBLICADO UM LIVRO COM TODAS RECEITAS( COM O CRÉDITO DE AUTORIA), QUE JÁ PARTICIPARAM DE CONCURSOS, DURANTE TODAS EDIÇÕES.

Responder
Eu fui e gostei. 26 de novembro de 2012 - 5:55

-Quem viu Lula de moço e Vera de Maria Maga fazendo um dueto na seresta, acompanhados pela sanfona de Junior, não vai deixar ir nunca mais. Foi o grande encontro de seresteiros.
A turma de Zé Maria, o pessoal de Curaçá e o grupo de Santa Maria.Prá quem gosta de seresta de qualidade, não existe nada melhor na região.
– Vi crianças brincando,concursos de iguarias de tamarindo e todos os bares/restaurantes lotados.
-Apesar da seca, vi muita gente feliz. Parabéns para os organizadores. Caboclo é realmente um lugar encantador.

Responder

Deixe um comentário