Festival da Integração começa com Oficinas de Inicialização

Na busca da integração infanto-juvenil e do desenvolvimento sócio-cultural através do teatro e da dança destinado aos jovens dos programas sociais e grupos desenvolvidos nas comunidades, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e da Superintendência de Juventude, realizará a partir de amanhã (07), nos núcleos do Projovem, as Oficinas de Inicialização em artes cênicas (teatro e dança).

“Estamos buscando por meio dos programas sociais, oferecer aos jovens, garantias do direito à cidadania e de oportunidades de acesso à cultura, conhecimento e profissionalização, através da realização do Festival da Integração”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

O objetivo do projeto é envolver os jovens nos processos de criação artística, para apropriação dos meios de produção, estimulando a criatividade e o desenvolvimento do trabalho em equipe, do senso de responsabilidade e da autonomia. A primeira etapa que tem a coordenação da Associação Cultural Cia Biruta, acontecerá nos núcleos dos bairros Pedra Linda, Rio Corrente, José e Maria e João de Deus, atendendo também aos jovens das comunidades circunvizinhas.

“A realização do Festival, com a efetivação direta de oficinas culturais, é importante para proporcionar que o jovem tenha mais participação com as artes, para desenvolver a sua cidadania, gerar e revelar novos talentos, como também para que ele possa lutar por políticas públicas que sejam voltadas diretamente para a garantia dos seus direitos”, declarou o Superintendente de Juventude, Robson Rocha.

A atriz, arte-educadora e uma das Coordenadoras do Festival da Integração-Jovem em Cena, Cristiane Crispim, destacou a importância da realização do evento. “Com o Festival, buscamos envolver os jovens no processo de criação artística, para prepará-los e dar mais possibilidades de um bom futuro, já que tudo é um exercício de criatividade e responsabilidade. Contamos também com a oportunidade de trazer e descobrir talentos, que possam fortalecer o cenário de artistas locais”, frisou.

O Festival da Integração Jovem em Cena é direcionado para dança e teatro e para jovens que participam de programas sociais (Projovem e Centro da Juventude) ou alunos da rede pública de ensino. Seu lançamento oficial será no próximo dia 15, no Sest/Senat, às 16h, com a culminância das oficinas de inicialização em artes, através da dança e do teatro, e apresentação da mostra competitiva.

PROGRAMAÇÃO

Oficinas de Inicialização – 07 a 14/02
Inscrições para mostra Competitiva – 15/02 A 24/02
Oficinas de Preparação – 25 e 26/02 – Centro de Convenções
Mostra Competitiva – 22, 23 e 24/ 03 – Anfiteatro do Parque Municipal

Fonte: Assessoria de Comunicação Social PMP

Deixe seu comentário