Festival do Doce de Leite de Juremal agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Juazeiro, iniciativa do vereador Berg da Carnaíba

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Festival do Doce de Leite de Juremal agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Juazeiro, graças a iniciativa do vereador Berg da Carnaíba, que através do Projeto de Lei nº3.773/2022 pede esse reconhecimento do Legislativo municipal.

A festa está em sua 5ª edição, começa hoje (21) no Distrito e vai até dia 23. Há uma expectativa muito grande já que ficou três anos sem sua realização, em função da pandemia. O evento tem o apoio irrestrito do vereador, com realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e em parceria com a Comissão Organizadora do Festival.

A Praça Manoel Gonçalves Neto, na sede do Distrito, já está pronta para a visitação da população, que ajuda no fortalecimento da economia local e no resgate da cultura nordestina. “Além de resgatar a cultura local, o evento promove a expansão do mercado, fomentando a economia com a produção da cadeia produtiva do sertanejo”, explica Berg da Carnaíba.

O evento conta com a tradicional exposição e comercialização dos doces e outras iguarias da culinária local e das comunidades circunvizinhas; com a exposição e comercialização de artesanato e outros produtos; uma programação cultural, com shows musicais, coroação da Rainha e do Mister do Festival, homenagem ao filhos ilustre de Juremal, o escritor José Guilherme da Cunha (Tota); e a degustação da raspa do doce de leite no tacho, com pão de Cesário.

A novidade desta edição é o lançamento do doce de leite em barra feito a partir do leite de cabra, o lançamento do doce de uva ao vinho, além dos doces sem adição de açúcar.

Mônia Ramos – Jornalista

ASCOM presidência CMJ

Related Posts