Fifa obriga clubes a liberar atletas para Olimpíada e compromete Brasileirão 2012

O Comitê Executivo da Fifa informou que os clubes serão obrigados a liberar atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

A medida compromete o Brasileirão 2012, pois o calendário da Olimpíada não está em “datas Fifa”. Ou seja, vários times terão baixas por várias rodadas do torneio nacional.

O Santos, por exemplo, deverá ceder os jogadores Rafael, Neymar e Paulo Henrique Ganso. O São Paulo tem Casemiro, Lucas e Willian José na pré-lista de convocados para a Olimpíada. Confira a relação completa dos 52 pré-relacionados.

Ainda não há uma programação oficial da seleção, mas a lista final de Mano Menezes vai ser divulgada no início de julho. A expectativa é que a equipe treine na Granja Comary, em Teresópolis, por pelo menos uma semana antes do embarque para Londres, no dia 18 de julho.

Os Jogos Olímpicos de Londres vão de 27 de julho a 12 de agosto. Com isso, as equipes que cederem atletas devem perdê-los por pelo menos seis rodadas, de 14 de julho a 12 de agosto.

Santos e São Paulo, possivelmente os mais prejudicados pela convocação, perderiam seus atletas em jogos contra Cruzeiro e Flamengo, respectivamente.

Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Inter e Fluminense também tiveram jogadores citados na pré-convocação de 52 nomes de Mano e, consequentemente, podem ser prejudicados pelo calendário encavalado.

Normalmente, os clubes são ordenados a ceder os atletas às seleções nos períodos oficiais de liberação (datas Fifa).

A competição olímpica será formada basicamente por jogadores até 23 anos. Apenas três atletas com idade acima dessa idade poderão ser inscritos por cada seleção.

“O Comitê Executivo da Fifa decidiu que a liberação dos jogadores abaixo de 23 anos será obrigatória”, informou o comunicado da entidade.

Na Olimpíada de 2008, Messi foi alvo de intensa disputa entre seleção argentina e Barcelona.

A equipe espanhola não queria liberar o meia, alegando não se tratar de data Fifa. O caso foi levado para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). Messi acabou disputando a Olimpíada.

Fonte: UOL.com

Blog do Banana

Deixe seu comentário