Funcionários da UPAE participam de capacitação sobre biossegurança

image173Está sendo realizando neste mês de janeiro o treinamento de Biossegurança para os funcionários da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). O trabalho consiste em um conjunto de medidas preventivas destinas a reduzir o risco de transmissão de doenças infeciosas, como HIV e Hepatite, por meio de contaminação por material biológico.

O treinamento tem como enfoque as formas de contágio, prevenção por meio de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscara, gorro, óculos e luvas. Ainda é ofertado pela instituição a vacinação, durante a última semana de cada mês.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Martapolyana Torres, estão sendo enfatizadas informações sobre prevenção e redução das condições que geram acidentes. “Estamos utilizando a educação continuada dos funcionários para um trabalho mais seguro, utilizando nas práticas as precauções básicas universais”, enfatizou.

Os trabalhadores da saúde estão expostos aos riscos biológicos, devido ao grande número de atividades laborais que expõem os mesmos ao contato com material biológico. As principais formas de contágio são os acidentes com materiais perfuro cortantes e a inalação de gotículas.

Ainda segundo Martapolyana, os profissionais de saúde devem adotar posturas de precaução e para isso são indispensáveis os EPIs, higienização, número adequado de trabalhadores para execução das tarefas e condições ambientais que propiciem um trabalho seguro. A UPAE segue todas as medidas de biossegurança conforme a Norma Reguladora (NR) 32, que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho em serviço de saúde.

Ascom

Blog do Banana

Deixe seu comentário