GGI-M abre espaço para avaliações sobre Trânsito em Petrolina

Foi com o objetivo de discutir o Trânsito em Petrolina e a aquisição do Cartão de pagamento da Defesa Civil; que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) reuniu seus parceiros. O encontro aconteceu na manhã dessa sexta-feira (30) e como resultado da última reunião; também contou com a parceria, que agora será permanente, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) atendendo a solicitação da Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Iniciado pelo Secretário Executivo do Gabinete, Cel. Daniel Ferreira a proposta do encontro foi apresentada sobre o ponto de vista da necessidade de se abordar as temáticas estabelecidas. Entre elas, foi apresentado antes da intervenção propositiva do Diretor – Presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro; a situação verificada pela Comdec na área de sequeiro no município.

Sem chuvas suficientes para a população dessa localidade que vive essencialmente da agricultura, o município decretou situação de emergência. De acordo com relatório elaborado, o período de chuvas não foi suficiente para gerar tranquilidade em parte dos produtores de frutas, verduras e legumes. A constatação se deu através da visita à localidades como Consolação, Cristália, Simpátia, Mulungu, entre outras. Buscando atender as famílias, em parceria, a Prefeitura conta atualmente com 20 caminhões pipas auxiliando a população dessas regiões, através da Secretaria de Desenvolvimento rural.

Relativo ao trânsito, o Diretor-Presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro apresentou relatório sobre as ações da instituição no município. Segundo os dados, Petrolina tem hoje cerca de 100 mil veículos em circulação; destes, aproximadamente 77 mil são matriculados na cidade. Mediante o desenvolvimento do município; ações de intervenções e fiscalizações são cada vez mais necessárias e primordiais para o bom andamento de Petrolina.

Contando com o reforço de mais agentes e fiscais de trânsito, no próximo dia 5 de maio, o município receberá os aprovados no concurso que selecionou novos profissionais. Enquanto isso, ações de conscientização como o uso do cinto de segurança que será realizado no próximo mês de abril buscam educar e conscientizar os condutores de veículos; já em maio os agentes farão o trabalho de fiscalização efetiva sobre o perigo da não utilização do cinto.

“Estamos trabalhando de modo a garantir a tranquilidade da população e para isso todos os públicos são envolvidos em nossas atividades, seja o condutor de carro e moto, seja o pedestre e ainda as crianças. Petrolina é reconhecida como a cidade onde mais se obedece a faixa de pedestres; mas vemos alguns abusos por parte das pessoas que não aguardam os carros darem passagem e isso também será trabalhado”, explicou Paulo lembrando as mudanças que serão feitas nas vias centrais do município para dar maior fluidez ao trânsito. As obras serão iniciadas amanhã (31) na Avenida Guararapes.

“Esse é um assunto que ganha espaço cada dia mais espaço. Petrolina é uma cidade que cresce continuamente e temos que pensar em formas conjuntas de ordenar esse crescimento e dar apoio e fluidez ao nosso trânsito. No próximo encontro, ainda continuaremos a falar sobre a temática devido á sua importância”, revelou o Secretário Executivo do Gabinete, Cel. Daniel Ferreira.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante

Blog do Banana

Deixe seu comentário