Governo de Curaçá realiza instalação de mais poços e limpeza de aguadas

imagemO Governo Municipal de Curaçá está executando o maior programa de instalação de poços e limpeza de aguadas comunitárias por todo o município. O serviço de limpeza, realizado por meio de retroescavadeiras e caçambas, já foi feito em mais de 130 cacimbas. Na Barragem da Volta, em Riacho Seco, foram retiradas mais de 500 caçambas de terra. A limpeza também foi executada no Sítio de Alexandre, em Patamuté. De acordo com informações do Setor Municipal de Recursos Hídricos, o objetivo é manter os reservatórios limpos para maior captação de água no período das chuvas.

Já a instalação de poços tubulares, que são utilizados para o abastecimento de água para criatórios domésticos, foi feita em duas etapas. Inicialmente, nas localidades de: Lagoa do Campestre, Pinto, Barra, Vitorino, Maria Preta, Riacho da Mão Esquerda, Buião, Caraibinha, Surubim, Poço de Dentro, Capuchu I e II, Brandão, Caladinho e Cachaqui (parcialmente). Na segunda etapa, a Fazenda Tramexo foi beneficiada e o serviço foi totalmente finalizado na Fazenda Cachaqui, onde houve instalação de bomba submersa trifásica completa, proporcionando uma vazão de 12 mil litros por hora, além de rede de água e reservatório. O investimento foi de 50 mil reais. De acordo com o Presidente da Associação Comunitária e Agropastoril dos Pequenos Agropecuaristas da Fazenda Cachaqui e Adjacências (ACAPACA), Manoel Gomes de Souza, o serviço irá beneficiar os moradores, que agora poderão se dedicar aos projetos produtivos. “Antes, nós estávamos desmotivados, pois só se tinha água de carro pipa. Agora, temos água para regar a horta e podemos nos dedicar à criação de animais”, comentou. 

Na Fazenda Tramexo, houve instalação de motorbomba submerso também elétrico, com capacidade para bombear 4 mil litros de água/h. O investimento nesse trecho foi de 8 mil reais. Já no Vitorino, região de Patamuté, existe um poço que há anos estava sem funcionamento adequado. Agora, o funcionamento foi restabelecido, com a troca de um motor a diesel, com baixa potência e pouca vazão, por um motorbomba elétrico. “A água era muito fraca e a bomba vivia dando problema. O pessoal sempre se queixava, mas o abastecimento agora está melhor”, ressaltou o Presidente da Associação do Vitorino, Cristiano Gomes Borges, o qual ressaltou que a Comunidade está muito feliz com o trabalho do Governo. “Nós chamamos o Prefeito para uma reunião e pedimos. Ele prometeu e dois meses depois o poço foi instalado”, revelou o Presidente.

 O trabalho de instalação de poços é realizado pelo Governo Municipal de Curaçá, que arca com os custos de equipamentos, máquinas e construções; em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que entra com equipe de instalação.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Com fotos da Assessoria de Comunicação e de André Félix

 

Deixe seu comentário