Governo do estado instala GPS em carros pipas, mas a medida não agrada pipeiros

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O governo do estado de Pernambuco está colocando GPS nos 60 carros pipas contratados pela secretaria de Agricultura para abastecer as comunidades da área de sequeiro em Petrolina. A medida não agradou os pipeiros. Para eles, será muito chão a ser rodado e pouco dinheiro a ser recebido. Os pagamentos dos profissionais estão atrasados há quatro meses.

De acordo com o Supervisor Regional do IPA, Marcos Henrique, a instalação dos aparelhos de monitoração serve para fiscalizar o percurso dos carros pipas e o prazo para a instalação vai até sexta-feira próxima. A partir desta data somente os carros monitorados poderão prestar serviço ao Estado. O governo de Eduardo Campos vai pagar R$1,60 por quilometro rodado, aumento de 20 centavos. A cada mês, os pipeiros terão que percorrer 3 mil quilômetros. A categoria considera o valor baixo.

A prefeitura de Petrolina também tem distribuído água para comunidades de sequeiro via carro pipa. Por mês, 23 veículos beneficiam aproximadamente 1200 famílias, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Raimundo Nonato de Aquino. Porém, de acordo com Aquino, o grande problema enfrentado pelo homem do campo é falta de água para a sedentação animal.

Para que os pequenos produtores rurais tenham como saciar a sede dos rebanhos, Raimundo informou que o governo municipal já escavou 35 poços profundos e recuperou outros 385. A meta da prefeitura é escavar 120 até o final do ano, visando a oferta de água para os animais.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário