Guarda Municipal de Petrolina comemora maioridade nesta semana

Criada com a finalidade de manter a ordem nos parques, praças e jardins públicos, fazer a vigilância dos prédios públicos municipais, fiscalizar serviços em parques, jardins e outros logradouros e equipamentos públicos municipais e desempenhar funções ligados ao patrimônio público e ao bem-estar social, a Guarda Municipal de Petrolina completa a maioridade na próxima sexta-feira (27).

Criada no dia 27 de abril de 1994, a Corporação vai comemorar 18 anos de existência com um legado de conquistas registrado durante esse tempo. Além de capacitações e cursos, a corporação conquistou um amplo espaço, ao mesmo tempo em que adquiriu o direito do porte de arma e sede própria. Além disso, a cada dia mais tem auxiliado as autoridades civis e militares no trabalho da polícia de trânsito e da ordem pública, junto à comunidade na orientação cívica e na prestação de primeiros socorros e na orientação turística aos visitantes.

Para o comandante da corporação, José Juraci do Nascimento Silva, o momento é ímpar para os 118 profissionais que lembram o caminho percorrido até atingir a data representativa de 18 anos. “Foram, de fato, muitas conquistas como o porte de arma e a sede própria, que será entregue neste ano. Esperamos crescer ainda muito mais para continuar prestando um bom serviço à comunidade de Petrolina. As ações integradas com as forças armadas são cada dia mais constantes, resultado do trabalho feito para qualificar a corporação e manter o foco de crescimento, estando a população certa de que poder contar com a Guarda Municipal”, explicou.

Entre as recentes conquistas, no último ano, a gestão municipal garantiu a construção da sede da corporação, que está localizada nas dependências do Parque Municipal Josepha Coelho. Além disso, buscando somar ao quadro e atender ao desenvolvimento da cidade, nas próximas semanas serão empossados os novos Guardas aprovados em concurso público. Atualmente, os 20 profissionais cumprem a última etapa correspondente ao estágio supervisionado do curso de formação.

“Este é um momento de reflexão e felicidade para a Guarda Municipal que vai receber mais profissionais, agregando ao contingente. Mesmo com nossas limitações existentes, temos atuado em diversas ações ostensivas e, principalmente, de prevenção em prol das pessoas”, acrescentou o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Petrolina – PE (AGUAMP – PE), Plínio Lacerda.

A corporação – Com diversos segmentos de atuação, no último ano a Guarda Municipal também ganhou mais uma função operacional, o Comando de Operações Integradas (COI). O setor, que é composto por 50 Guardas Municipais (GMs), é mais uma ferramenta à disposição da sociedade de Petrolina, implantado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, responsável pelos órgãos operativos: Guarda Municipal, Grupamento de Vigilância e Defesa Civil. Entre as funções do grupamento que é composto pelos GMs linha de frente, ou seja, componentes do trabalho direto com a segurança do patrimônio público e serviços, suas funções são redobradas nessas áreas e, além disso, ele é responsável pelo Sistema de Videomonitoramento e Monitoramento Eletrônico que está em fase de implantação no município.

“Ao longo de todos esses anos, a corporação tem vivido inúmeros momentos e, nos últimos anos, os profissionais da Guarda têm agregado forças para melhor atender a comunidade de Petrolina. Felicito a todos pelos relevantes serviços prestados que têm engrandecido essa terra”, concluiu o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário